22 setembro 2005


UM NOVO BRASIL COM LULA PRESIDENTE.
22/09/2005 - Desemprego em SP é o menor desde 2002

A taxa de desemprego da região metropolitana de São Paulo caiu para 9,4% em agosto, o menor patamar da série histórica iniciada em março de 2002, segundo dados divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).Até então, a menor taxa de desemprego em São Paulo era de 9,8%, registrada em dezembro do ano passado.A recuperação do mercado de trabalho em São Paulo foi puxada pela indústria e por serviços prestados a empresas. Embora estatisticamente o desempenho da indústria tenha permanecido estável, segundo a metodologia do IBGE, com crescimento de 2,6%, o setor contratou 48 mil pessoas de julho para agosto.Os serviços prestados a empresas, aluguéis, atividades imobiliárias e intermediação financeira cresceram 6,7% e contrataram 82%. Este grupamento de atividade inclui pesquisa e desenvolvimento, consultorias, serviços bancários e atividades de informática, entre outros. O resultado indica o início do processo de terceirização da mão-de-obra.A melhora do mercado de trabalho ainda não teve efeitos diretos sobre o rendimento, que ficou estável, com leve queda de 0,3% na comparação com julho.
Em relação a agosto do ano passado, no entanto, houve crescimento de 4%. O aumento no rendimento na comparação com julho foi maior entre os trabalhadores formais, que tiveram alta de 1,3% no rendimento.A recuperação do mercado de trabalho em São Paulo foi de tal ordem que, segundo o IBGE, sinaliza melhora do mercado de trabalho nos próximos meses nas seis regiões metropolitanas pesquisadas. São Paulo concentra 40% da população ocupada dessas regiões.
Leia também:
Em 32 meses, governo Lula cria 324% mais empregos do que FHC em 8 anosRenda cresce e desemprego estabiliza nas regiões metropolitanas