18 julho 2011

Dilma declara abertos os Jogos Mundiais Militares no Rio

Do G1 RJ 
O público lotou o Estádio Olímpico João Havelange, o “Engenhão”, no subúrbio do Rio de Janeiro, no início da noite deste sábado (16) para a cerimônia abertura da 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares. Por volta das 19h40, a presidente Dilma Rousseff declarou abertos os Jogos.
Presidente Dilma Rouseff acompanhou a cerimônia de abertura dos Jogos Militares (Foto: Roberto Stuckert Filho / PR)
Presidente Dilma Rousseff acompanhou a abertura dos Jogos Militares (Foto: Roberto Stuckert Filho / PR)
Antes, aviões da Esquadrilha da Fumaça formaram desenhos sobre o estádio, arrancando aplausos do plateia. Diferente das outras cerimônias de abertura, a entrada dos 4 mil atletas, de mais de cem países, foi logo no início do espetáculo. Os brasileiros foram os últimos a entrar. O Brasil será representado em 20 modalidades esportivas.
Cerca de 1,2 mil crianças de escolas públicas ensaiaram por mais de dois meses para a cerimônia de abertura. A participação das crianças na abertura dos jogos teve um motivo especial: elas simbolizaram os “sonhos de paz”, um dos temas do evento. O espetáculo exaltou as riquezas do Brasil, como a água, os animais e a floresta amazônica.
A presidente Dilma Rousseff se encontrou com Pelé durante a cerimônia (Foto: Roberto Stuckert Filho / PR)
A presidente Dilma Rousseff se encontrou com Pelé durante a cerimônia (Foto: Roberto Stuckert Filho / PR)
Além da presidente Dilma Rousseff, o ministro da Defesa Nelson Jobim e o ministro dos Esportes Orlando Silva também estiveram presentes na abertura. A pira olímpica foi acessa por Pelé, que foi escolhido por ser o atleta do século 20 e por ter jogado na seleção militar no início da sua carreira representando as Forças Armadas.