23 junho 2011

No São João de Caruaru, Dilma "paga dívida" e diz que só "metade dela" esquece problemas do governo

Carlos Madeiro
Especial para o UOL Notícias
Em Caruaru (PE)

Na primeira visita que fez a Pernambuco desde a sua posse, em 1°de janeiro, a presidenta Dilma Rousseff esbanjou simpatia e disposição ao cumprimentar cerca de 300 pessoas que a aguardavam no distrito do Auto do Moura, em Caruaru, na noite desta quarta-feira (22).

Apesar da alegria, Dilma falou que apenas “metade dela” conseguia esquecer os problemas e se divertir numa das festas de São João mais tradicionais do Nordeste.

Acompanhada do governador Eduardo Campos (PSB) e do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, a presidenta visitou a casa-museu do Mestre Vitalino –criador da arte dos bonecos de barro, que é uma das principais artes populares do Nordeste.

No local, ela foi recebida pelo filho do artista, Severino Vitalino, e pela artesã Marinete Rodrigues da Silva. Dilma ganhou vários presentes produzidos especialmente para ela, como uma peça de barro do vaqueiro derrubando o boi –réplica daquela que é considerada a peça mais importante do Mestre Vitalino.

Antes de entrar no local, Dilma levou cerca de 10 minutos cumprimentando a população que a esperava e a recebeu sob aplausos e debaixo de uma leve chuva. Na saída do local, Dilma voltou a cumprimentar as pessoas que a aguardavam e recebeu vários presentes, deu autógrafos e tirou fotografias.

Em rápida conversa com jornalistas, a presidenta disse que vinha a Pernambuco, terra do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para retribuir a expressiva vitória que teve no Estado nas eleições de outubro de 2010. “É um prazer imenso estar nessa festa que eu já estive em 2009. Volto porque essa é uma das festas mais bonitas do Brasil. Hoje eu estou aqui também com imensa alegria pelo calor do povo pernambucano, pela dívida desse povo que me ajudou na eleição.”

A presidenta  afirmou que, apesar da alegria na recepção calorosa, não conseguia esquecer por completo os problemas que afligem o governo. “Uma presidente nunca esquece nada. Mas o lado de cá lembra de tudo, de todos os desafios, e o lado de cá fica muito feliz com a alegria do povo brasileiro, do nordestino, do povo pernambucano e de Caruaru. Essa alegria é contagiante”, afirmou.

Dilma ainda agradeceu os presentes dos artesãos e fez elogios ao ofício dos caruaruenses. “Agradeço imensamente esses presentes. Não são só artesanatos –são obras de artes essas esculturas do Mestre Vitalino e, agora, dos seus seguidores. Isso é muito importante para o país, porque essas são as nossas raízes”, finalizou.

Ainda em Caruaru, a presidenta participa de um jantar oferecido pelo deputado federal Wolney Queiroz (PDT) e visita o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, onde acontecem os shows de forró na festa de São João.