31 agosto 2010

Brasil vai fechar o ano com o maior crescimento desde 1986


“Ministro Guido Mantega concedeu entrevista à Record News e ao R7

Do R7

“O Brasil vai fechar 2010 com um crescimento de 7%, o maior já registrado desde 1986, inflação controlada e um Natal “feliz”, com R$ 100 bilhões injetados na economia por meio do 13º salário dos brasileiros. A afirmação é do ministro da Fazenda Guido Mantega que, nesta segunda-feira (30), visitou os estúdios da Rede Record de Televisão, em São Paulo, onde concedeu entrevistas aos jornalistas Fátima Turci, Paulo Henrique Amorim e ao R7.

Apesar da freada no crescimento no segundo trimestre, que deve fechar avanço de até 1%, a economia brasileira está em um ritmo de “cruzeiro”, após a retirada dos estímulos fiscais, como a redução de impostos para o setor de veículos, segundo Mantega.
No primeiro trimestre deste ano, o crescimento foi de 2,7% sobre outubro a dezembro de 2009.

Para o ministro, a economia do país deve manter uma trajetória de expansão até dezembro, puxada por investimentos em infraestrutura (construção de hidrelétricas e pontes) acima de R$ 120 bilhões.
- No segundo trimestre nós tivemos uma ressaca do primeiro, foi muito boa, porque nós ainda tínhamos os estímulos, a redução do IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados]. (...) Aí nós retiramos esses estímulos, o pessoal correu para comprar em março e depois disso parou um pouco [de comprar] e a atividade caiu. A partir de julho, a economia voltou a aquecer e nós devemos terminar o ano em 7%, perdendo apenas para a China e a Índia.”
Foto: Giselli Souza, R7

http://nogueirajr.blogspot.com/