12 dezembro 2008

Senadores brasileiros pedem a Obama fim de bloqueio contra Cuba
HAVANA, Cuba, 10 dez (ACN) Em dias passados, por iniciativa do senador brasileiro João Pedro, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi circulado na alta casa legislativa desse país um abaixo-assinado, cujo fim básico era reclamar o levantamento do bloqueio norte-americano contra Cuba e enviá-lo, por mediação do embaixador estadunidense no Brasil, ao presidente eleito Barack Obama para a reflexão e análise.
O documento foi assinado por 63 senadores e vários deputados (ver lista anexa), que por motivos diferentes vêem de forma crítica o cerco econômico, financeiro e comercial que impuseram as autoridades norte-americanas desde o começo da década de 60. Encabeçam a lista o presidente do órgão Garibaldi Alves (primeiro em assinar), seguido do promotor da iniciativa.
João Pedro se mostrou satisfeito pela maneira em que os senadores tinham aderido a esse abaixo-assinado e recordou que existe no Congresso Nacional um Comitê de Solidariedade a Cuba, formado por Deputados Federais e Senadores.
O senador qualificou o abaixo-assinado de gesto político importante e se mostrou esperançado em que o futuro presidente dos EUA assuma uma atitude construtiva a este respeito. Mais adiante o representante do PT expressou a convicção da inutilidade do bloqueio e da "importante contribuição à Humanidade", de Cuba, por ser um referente na medicina.
Em um aparte o Senador José Nery, que representa o PSOL/PA na Casa, expressou sua vontade que o novo governo dos EUA ponha fim ao bloqueio e afirmou que a cubana era "das mais importantes experiências históricas socialistas, de mudança, de transformação social, que Cuba representa não só na América Latina, mas no mundo".
"Cuba é um exemplo de como o cidadão, a pessoa humana deve ser tratada. Cuba tem a melhor Medicina do mundo, um sistema educacional que garante a todas as pessoas o acesso à educação. Cuba tem instrumentos próprios de governança que despertam o ódio e a violência contra essa experiência, que dignifica a luta socialista no mundo", afirmou.
Nery recordou a visita do presidente do parlamento cubano, Ricardo Alarcón, em junho, e o convite para uma visita oficial a Cuba, por ocasião dos 50 anos da Revolução, a serem completados em 1º de janeiro de 2009.
Por sua vez o senador Antônio Carlos Valadares (Bloco/PSB – SE) salientou a importância do fim do bloqueio e o respeito a Cuba como nação, e Fidel Castro, como seu líder. "Esse bloqueio nunca teve sentido (...)" e é "uma posição que vai contra a autodeterminação dos povos", disse durante seu discurso.
Mais adiante defendeu a coragem do povo cubano, que não se rendeu perante a agressão e louvou os triunfos de Cuba na área científica, médica, entre outras. Aliás, agradeceu a formação gratuita que recebem estudantes sergipanos, pela "boa vontade do povo cubano".
Seguindo a seqüência Raimundo Colombo (DEM – SC) cumprimentou o sen. João Pedro pela iniciativa e informou sobre sua viagem a Cuba, afirmando que a eleição de Obama trazia uma nova esperança, de acabar com esta atitude que hoje não tem mais cabida.
Outra representante do DEM (RN) Rosalba Ciarlini disse ter assinado o documento com "plena convicção" por achar "inadmissível, nos tempos de hoje, um país manter um bloqueio econômico a Cuba". A senadora contou suas experiências em Cuba e com seu sistema de saúde e como, em seu momento, o implementou na cidade de Mossoró, pois para ela era um programa-modelo.
O senador Pedro Simon (PMDB/RS) sublinhou a unanimidade dos assinantes e a unanimidade na condena ao bloqueio na ONU. E expressou sua esperança que o novo governo vá: "terminar com o bloqueio de Cuba e fechar a triste chaga que é a penitenciária de Guantánamo".
Finalizando explicou aos presentes que dos 192 membros da ONU, 185 delegados votaram pelo fim do bloqueio e disse que "o conjunto de manifestações no mundo em relação a Cuba é um gesto de respeito à sua soberania nacional (...) um gesto de solidariedade".
Assinaram a lista:
Senador Adelmir Santana
Senador Almeida Lima
Senador Aloizio Mercadante
Senador Antonio Carlos Júnior
Senador Antonio Carlos Valadares
Senador Arthur Virgílio
Senador César Borges
Senador Cícero Lucena
Senador Cristóvão Buarque
Senador Demóstenes Torres
Senador Edison Lobão
Senador Eduardo Azeredo
Senador Eduardo Suplicy
Senador Efraim Morais, membro da Mesa do Senado
Senador Eliseu Resende
Senador Epitácio Cafeteira
Senador Expedito Júnior
Senador Flávio Arns
Senador Flexa Ribeiro, o Líder dos Democratas
Senador Francisco Dornelles
Senador Geraldo Mesquita
Senador Gilberto Goellner
Senador Gilvam Borges
Senador Gim Argello
Senador Heráclito Fortes
Senador Inácio Arruda
Senador Jayme Campos.
Senador Jefferson Praia
Senador João Durval
Senador João Ribeiro
Senador João Tenório
Senador João Vicente Claudino
Senador José Agripino, Líder do PSDB
Senador José Nery
Senador José Sarney, ex-Presidente do Brasil
Senador Leomar Quintanilha
Senador Mão Santa
Senador Marcelo Crivella
Senador Marco Maciel, ex-Vice-Presidente do País
Senador Marconi Perillo
Senador Mário Couto
Senador Mozarildo Cavalcanti
Senador Neuto De Conto
Senador Osmar Dias
Senador Papaléo Paes
Senador Pedro Simon
Senador Renan Calheiros
Senador Renato Casagrande, Líder do PSB
Senador Romero Jucá
Senador Sérgio Zambiasi
Senador Tasso Jereissati
Senador Tião Viana
Senador Valdir Raupp, Líder do PMDB
Senador Valter Pereira
Senador Wellington Salgado
Senadora Ada Mello
Senadora Fátima Cleide
Senadora Ideli Salvatti
Senadora Kátia Abreu
Senadora Lúcia Vânia
Senadora Marisa Serrano
Senadora Rosalba
Senadora Roseana Sarney
Senadora Serys Slhessarenko
Deputada Luciana Genro, Líder do PSOL na Câmara dos Deputados

Agência Cubana de Notícias
www.cubanoticias.ain.cu