12 dezembro 2008

Emiliano José lança livro na ex-sede do Dops em SP
O escritor e jornalista Emiliano José lança hoje, sexta-feira, 12, o livro Victor Meyer, um revolucionário em São Paulo. O evento acontecerá na antiga sede do Dops (Departamento de Ordem Política e Social), na Estação da Luz, hoje ocupada pela Estação Pincaoteca.

O livro é a terceira parte da série "Galeria F, Lembranças do Mar Cinzento", publicada pela Caros Amigos Editora. Nele, José narra a "boa clandestinidade" do militante e da organização que ajudou a manter, a Política Operária, ou Polop, durante a ditadura militar.
O lançamento ocorrerá durante a cerimônia de posse da nova diretoria da Fundação Perseu Abramo. O novo presidente, o jornalista Nilmário Miranda, ex-secretário Nacional de Direitos Humanos, assina o prefácio do livro. Emiliano JOsé fará parte do novo Conselho Curador da fundação.Victor Meyer, um revolucionário foi lançado no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador (BA) dia 21 de novembro passado. Naquela noite, Emiliano José autografou exemplares do lançamento e também de outras obras suas:
Marighella, o inimigo número um da ditadura, As asas invisíveis de Padre Renzo, os dois volumes anteriores da série "Lembranças do Mar Cinzento" e ainda Lamarca, o capitão da guerrilha, este último escrito em parceria com Oldack Miranda.
Emiliano José é professor licenciado da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi vice-presidente do PT da Bahia e exerceu a presidência em 2005. Em 2003 assumiu mandato como deputado estadual (PT-BA) que terminou em 2006, quando passou a integrar o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores.
Terra Magazine
http://terramagazine.terra.com.br/index.html