
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (23) medidas de apoio à candidatura da cidade do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016.
Em evento no Palácio Guanabara, Lula assinou uma mensagem presidencial encaminhando ao Congresso um projeto que institui crédito de R$ 85 milhões para o Ministério dos Esportes. A verba será usada para dar suporte às atividades da candidatura do Rio. “Sou brasileiro e não desisto nunca. Acho que vamos vencer esta parada”, disse o presidente sobre a candidatura. Com os recursos, poderá ser iniciado um projeto que cria o Instituto Federal de Excelência Esportiva, que funcionará na Barra da Tijuca com alojamentos e locais para treinamento. Para o presidente, a escolha da cidade que irá sediar os Jogos Olímpicos de 2016 passará por um embate político, em que 115 eleitores têm direito a voto. Ele disse que o trabalho de convencimento será duro.
"Acabou aquele tempo da gente dizer: nós somos pobrezinhos, nós temos favela, nós temos criança de rua, que mobilizava. Isso mobiliza ONG, não mobiliza decisão de estado", disse.
Segundo Lula, daqui para a frente o governador Sérgio Cabral e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, serão convidados como companheiros da delegação nas viagens que o presidente fizer pelo mundo, conversando com primeiros-ministros e delegados sobre a campanha do Rio. "Não adianta fazer muito barulho. É preciso conversar com a pessoa certa. Quem na hora certa vai ter o voto".
Lula também afirmou que deve ser criado um protocolo de intenções, especificando o que cabe a cada governo: federal, estadual e municipal. “Cachorro de muitos donos morre de fome porque fica todo mundo pensando que o outro deu comida”, disse ele.
http://www.pt.org.br/portalpt/index.php