Presidente visitará três países até sexta-feira
Em visita ao Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje do lançamento do Programa de Modernização e Expansão da Frota e de Embarcações de Apoio da Petrobras. O pacote de medidas é anunciado pela estatal como maior plano de contratação de embarcações já realizado no país. Também hoje, em Diadema (SP), Lula participa de cerimônia de inauguração do Complexo Quarteirão da Saúde.
O complexo, integrado ao Sistema Único de Saúde, conta com estrutura de quatro andares e cerca de 20 mil m² para prestação de serviços ambulatorial e médico e representou R$ 70 milhões em investimentos dos governos federal e municipal. Amigo do presidente, o prefeito da cidade, José de Filippi Júnior (PT), foi tesoureiro da campanha de reeleição de Lula em 2006.
A presença do presidente em Brasília será breve. Já na terça-feira, Lula parte para Contagem (MG), onde participa de cerimônia de lançamento da primeira locomotiva de grande porte fabricada na unidade da General Electric do Brasil na cidade. Na quarta, o presidente viaja para o Haiti, onde visita pela segunda vez as tropas brasileiras que integram a missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) naquele país. Lula vai acompanhado por uma comitiva de empresários do setor de infra-estrutura. De lá, o presidente segue para El Salvador, onde reúne-se com presidentes de países da América Central. Na quinta, Lula participa de reunião do Fórum de governadores da Amazônia, em Belém (PA). O presidente segue, na sexta-feira, para Conferência de Alto Nível da FAO sobre segurança alimentar mundial, realizada em Roma (Itália).
(Com agências)