16 outubro 2006


16/10/2006 - 10:22 PT lidera voto em legenda nas eleições
O Partido dos Trabalhadores teve o maior número de votos em legenda nessas eleições. O partido, que aparece como favorito da população, obteve 4,9 milhões de votos em legenda, deixando para trás o PSDB, do candidato tucano Geraldo Alckmin, que ficou com o segundo lugar, com 4,2 milhões de votos. O PMDB veio em terceiro na lista, com 2 milhões. O PFL é o quarto com 1,8 milhão.
Nessas eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 23 milhões de votos em legendas. O PT conseguiu 21,3% desses votos. Os quatro partidos que lideraram a votação em legenda tiveram, somados, 12.994.140 votos. Ou seja, PT, PSDB, PMDB e PFL conseguiram 56,4% do total.
Para o deputado Vicentinho (PT-SP) o número de votos no PT confirmam o respeito da população pelo histórico de lutas do partido e contraria os interesses dos partidos de direita “que tentaram a todo custo destruir a imagem do PT”. "O PT vem demostrando para a população sua fidelidade com os ideais do povo desde a primeira crise que envolveu sua reputação no ano passado. Esse percentual de votos mostra que o partido continua lado a lado com os anseios das pessoas", disse.
Segundo ele, o favoritismo do partido desmonta também a tese da oposição de que as pessoas não votam no PT e sim no presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o parlamentar, se isso fosse verdade, o partido não teria tido o maior número de votos em legenda do país.
Os votos em legenda ficaram restritos às eleições de deputados (federais, estaduais e distritais). Como foi disputada apenas uma vaga para o Senado em cada Estado, o eleitor que optou pela legenda e digitou o número do partido na urna eletrônica acabou vendo a foto do candidato. Logo, esse voto foi contabilizado como nominal. Assim, a disputa para o Senado ficou limitada ao voto nominal, como ocorre com o voto para governador e presidente.
Ao todo, o TSE contabilizou 163,6 milhões de votos nominais para deputados, somados os votos para a Câmara Federal e as assembléias legislativas dos estados e do Distrito Federal.
Os números do TSE mostram que a população está votando mais nos candidatos do que nas legendas. Foram 84 milhões de votos para deputados federais contra apenas 9 milhões de votos na legenda para a Câmara. Nas eleições para as assembléias legislativas, os eleitores deram 79,5 milhões de votos para candidatos nominais e apenas 13,8 milhões de votos para os partidos.
O PT obteve 15% do total de votos para deputado federal e, com isso, conseguiu 83 cadeiras na Câmara. Foram exatos 13.989.859 votos de um total de 93.190.484 votos válidos. O PMDB teve votação menor: 13.580.517 votos, ou 14,57% do total nacional. Mas ficou com 89 cadeiras na Câmara devido à regra do quociente eleitoral - que leva em conta o número de votos válidos obtidos pelos partidos em cada Estado para definir quantas vagas cada um deles terá na Câmara.

Agência Informes (www.informes.org.br)