22/08/2006 - 19:15 Campanha: Cultura faz panfletagem pró-Lula e debate programa de governo
Além do encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrido na segunda-feira (21), artistas e militantes do movimento cultural realizam nesta semana outras duas atividades relativas à campanha do candidato petista à reeleição.
Nesta quarta-feira (23) – Dia Nacional do Artista – a classe artística faz panfletagem pró-Lula em vários Estados. De acordo com Glauber Piva, secretário Nacional de Cultura do PT e um dos coordenadores do Programa de Governo para o segundo mandato, essa é primeira de uma série de manifestações de rua que deverão ocorrer ao longo de toda a campanha.
“Pelo nosso caráter transversal de atuação, os atos serão combinados com outros setores do movimento social, como educação e juventude”, explicou Glauber.
A segunda atividade acontece na quita-feira (24), quando haverá uma plenária para discutir o programa da área cultural para o segundo mandato do presidente Lula. O encontro será no Teatro Fábrica São Paulo, na rua as Consolação, 1623, região central de São Paulo, a partir das 19h.
Estão convidam artistas, intelectuais, gestores e militantes de cultura. Plenárias iguais, segundo Glauber, irão ocorrer nos demais Estados nas próximas semanas.
Entre as propostas a serem debatidas estão o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura, a pactuação das ações federais com Estados e municípios e a implantação do Plano Nacional de Cultura, hoje em fase de elaboração.
“Pretendemos criar novos mecanismos de financiamento da produção cultural brasileira”, explica o dirigente petista.
Uma das idéias é a implantação do ticket-cultura, que seria distribuído aos trabalhadores nos moldes dos vales alimentação e transporte, e que daria acesso a equipamentos e atividades culturais.
“Fomento o acesso da população, estaremos potencializando todo o ciclo cultural, não só a produção”, avalia Glauber.