10 maio 2006

64% É LULA O IMBATÍVEL!
JC/VOX POPULI
Lula dispara em Pernambuco Publicado em 10.05.2006

Pesquisa revela uma significativa vantagem do petista em qualquer cenário da disputa presidencial
SÉRGIO MONTENEGRO FILHO
A primeira pesquisa do Instituto Vox Populi sobre as intenções de voto na sucessão presidencial deste ano – feita com exclusividade para o Jornal do Commercio – mostra um confortável favoritismo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT à reeleição. Em três cenários investigados pelo levantamento, o petista abre uma significativa vantagem sobre todos os demais oponentes, inclusive o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, nome escolhido pelos tucanos para a disputa presidencial.
No primeiro cenário, onde foi incluído o ex-governador do Rio, Anthony Garotinho, como pré-candidato do PMDB, o presidente Lula obteve a preferência de 62% dos entrevistados no Estado. Nessa simulação, Geraldo Alckmin aparece em segundo lugar, com 10% das citações, seguido de Garotinho, que ficou com 7% das intenções de voto. A senadora Heloísa Helena (AL) – pré-candidata do P-SOL –, e o deputado federal Roberto Freire (PE), que poderá disputar a eleição pelo PPS, empatam na quarta colocação, com 3%. Também ficaram empatados, com 1% das citações, os pré-candidatos do PDT, senador Cristovam Buarque (DF), e do Prona, deputado federal Enéas Carneiro (SP). 7% dos entrevistados disseram que vão votar em branco ou anular o voto e 6% não souberam ou não quiseram responder.
A segunda simulação realizada pelo Instituto Vox Populi – na qual Anthony Garotinho é substituído pelo ex-presidente Itamar Franco como pré-candidato do PMDB – revela um crescimento do favoritismo de Lula, que sobe para 64% das intenções de voto, contra 11% de Alckmin, que também ampliou em um ponto o seu percentual em relação ao índice do cenário anterior. Nessa simulação, Heloísa Helena e Roberto Freire voltam a empatar, mas na terceira colocação, novamente com 3%, e Itamar Franco surge com 2% das citações, seguido por Enéas e Cristovam Buarque, ambos com 1%. O pré-candidato do PSDC, José Maria Eymael, aparece nesse cenário, embora com percentual inferior a 1%. Votos em branco ou nulos ficaram em 9%, e 6% não responderam à pergunta.
O terceiro cenário investigado na pesquisa JC/Vox Populi suprime os dois nomes peemedebistas, levando em consideração a possibilidade de o partido não lançar candidato próprio. Nesse caso, Lula recebeu 63% das citações dos entrevistados e Geraldo Alckmin ficou com 12%. Mais uma vez Heloísa Helena e Roberto Freire empatam, agora com 4%, assim como Cristovam e Enéas, ambos com 1%. Novamente Eymael obteve algumas citações, mas não conseguiu atingir um ponto percentual. 9% dos entrevistados afirmaram votar em branco ou nulo e 6% não souberam ou não quiseram responder.
ESPONTÂNEA – A vantagem do presidente Lula também é significativa na pesquisa do Vox Populi na qual não é apresentada nenhuma lista de nomes aos entrevistados. O nome do pré-candidato petista é citado espontaneamente por 48% dos eleitores pernambucanos, contra 5% de citações feitas ao tucano Geraldo Alckmin. Anthony Garotinho aparece na terceira colocação, com 2% das intenções de voto, empatado com o ex-prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), embora o ex-adversário de Lula na corrida presidencial de 2002 esteja, este ano, disputando o governo paulista. A senadora Heloísa Helena empata nesse quesito com o ex-governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB), ambos citados por 1%. Jarbas é pré-candidato ao Senado.
Na pesquisa espontânea apareceram outros nomes, embora não tenham atingido 1% das citações. 6% disseram que pretendem votar em branco ou nulo e 34% não expressaram preferência por nenhum nome que gostariam de ver na disputa.