08 dezembro 2005

Que interessante, o PFL, nos holofotes da mídia, possa de uma moralidade ímpar, acusa o governo Lula de não querer instalar as CPIs, há três em andamento. Agora que eles são suspeitos de envolvimento que causarem prejuízo aos cofres públicos da Bahia, eles não querem CPI para investigar. Eles falavam que não deve não teme, não esconde, não impede as CPIs. Então isso mostra que eles devem, temem, e estão envolvidos na corrupção, sem a mínima moral para investigar, interrogar ninguém. Curiosamente a mídia está calada sobre isso, está fazendo de conta que nada está acontecendo com PFL na Bahia. Aleluia é somente uma palavra de louvação, e ACM Neto é só o aceminho, carinhosamente assim chamado por Cristiana Lobo, uma das meninas do Jô.



07/12/2005 - Bancada do PFL-BA impede CPI da Bahiatursa

Manobras regimentais da bancada do PFL na Assembléia Legislativa da Bahia estão impedindo a instalação de uma CPI para investigar o caso Bahiatursa.

A empresa de turismo foi denunciada pelo conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado) da Bahia, Pedro Henrique Lino de Souza, por irregularidades na área do turismo que ultrapassam R$100 milhões de prejuízos aos cofres públicos.

Os partidos de oposição já conseguiram as 21 assinaturas necessárias para a instalação da CPI. O pedido já foi protocolado, mas a base de sustentação do governo baiano, que detém maioria na Assembléia, sempre manobra aprovando com urgência outro pedido de investigação para evitar a instalação da CPI.

Pelo regimento da Casa, podem funcionar simultaneamente apenas cinco comissões parlamentares.

“Os pefelistas não querem a implantação da CPI na Bahia. Eles são contra a corrupção em Brasília, mas agem diferente no Estado da Bahia", afirmou o deputado Luiz Alberto (PT-BA). Segundo o deputado, a investigação é fundamental porque a partir dela será possível impedir ou apurar corrupção em outros serviços públicos no Estado.
O deputado Luiz Bassuma (PT-BA) também defendeu a instalação da CPI. “As manobras estão impedindo o parlamento de exercer um dos seus papéis essenciais, que é o de fiscalizar", criticou Bassuma.

Luiz Bassuma reconhece que existe na Bahia uma dificuldade de fiscalização das contas do governo. “Os próprios deputados estaduais não têm acesso às senhas das contas", denunciou o petista.

Manifestação
Na terça-feira (6) houve uma grande passeata pelas ruas de Salvador pedindo a implantação da CPI da Bahiatursa e o fim da corrupção na Bahia. “É ou não é piada de salão ver o neto de ACM falando em corrupção?”, diziam os manifestantes referindo-se ao posicionamento do deputado em Brasília.

A revista Carta Capital dessa semana denunciou empresas e políticos com processos fraudulentos ligadas aos deputados ACM Neto (PFL-BA) e José Carlos Aleluia (PFL-BA). "O Ministério Público deve posicionar-se sobre essas denúncias", destacou Luiz Alberto.

Leia também:

Baianos vão às ruas pela instalação da CPI da Bahiatursa


Agência Informes (www.informes.org.br