27 setembro 2005

GOVERNO LULA


27/09/2005 - 10h22 CNI vê retomada da indústria no 4o tri, eleva previsões

BRASÍLIA (Reuters) - A Confederação Nacional da Indústria (CNI) elevou nesta terça-feira suas estimativas para o crescimento da indústria e da economia neste ano, em meio à continuidade da força tanto da demanda interna quanto externa.
A estimativa para a expansão industrial em 2005 passou de 4,2% para 4,4%. O prognóstico para o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) do país aumentou de 3,2% para 3,5%.
A CNI ressaltou que a atividade industrial iniciou o terceiro trimestre com sinais de arrefecimento, mas que esse movimento deve ser temporário já que provavelmente foi uma estratégia do setor para adequação dos estoques.
"Espera-se que a produção industrial retome a trajetória de crescimento a partir do quarto trimestre... A acomodação (do terceiro trimestre) deve ser passageira, na medida em que a demanda interna aponta para o crescimento e a demanda externa não deu sinais de esgotamento", disse a entidade.
O consumo doméstico ainda tem fôlego com a expansão do crédito, sendo que os bens semi e não-duráveis contam com um impulso a mais que é preços ao consumidor baixos, disse a entidade.
Além disso, o afrouxo monetário iniciado em setembro deve contribuir para estimular a economia.
"O PIB deve expandir-se 3,5% e 2005, apesar dos juros altos, da crise política e da extrema valorização cambial", disse a CNI.
"A acomodação da indústria no terceiro trimestre não compromete as boas perspectivas de crescimento para o fim do ano."
A entidade acrescentou, no entanto, que "o crescimento do país poderia ser maior".
A indústria deve ser o líder do crescimento do PIB neste ano. Seguem-se Agropecuária, com expansão de 3,2%, e Serviços, de 2,5%, previu a CNI.
A formação bruta de capital fixo --uma medida dos investimentos-- deve crescer 4% em 2005. A projeção para o consumo das famílias é de alta de 3,2% em 2005 e para o consumo do governo, de 1,8%.
As estimativas estão no Informe Conjuntural da CNI divulgado nesta terça-feira.