Avaliações: eleição de Aldo é "uma reversão" e "um aprendizado"
A eleição do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) para presidir a Câmara foi encarada como um ponto de virada por diferentes personagens da base de apoio do governo Lula. Para o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, foi "uma reversão do quadro" e para o senador Aloizio Mercadante "um aprendizado". Veja algumas destas avaliações:
Aloísio Mercadante (PT-SP), líder do governo no Senado É uma vitória importante, acho que a base aprendeu. Os partidos se mobilizaram, houve mais coesão, houve grandeza da bancada do PT, que, apesar de ser a maior bancada do primeiro dia de mandato, que é o que conta para escolha de presidente - a proporcionalidade - cedeu lugar a Aldo Rebelo, numa demonstração de humildade e um aprendizado, porque da outra vez nós nos dividimos e perdemos. Acho que tudo isso contribuiu para essa importante vitória e seguramente vamos reencontrar o clima de equilíbrio e de diálogo das votações do parlamento. Aldo Rebelo é um homem que tem um passado íntegro, biografia exemplar, sobre ele jamais foi feito qualquer tipo de acusação.
Deputado Renato Casagrande (ES) , líder do PSB na Câmara Representa neste momento um novo episódio, uma nova era, um novo momento da Câmara dos Deputados. Um deputado com total respeito dos outros parlamentares, com trânsito em todas as forças políticas desta casa, com capacidade de dialogar efetivamente. E representa também a definição de uma pauta positiva, que se comunica com a sociedade brasileira, votando matérias de interesse da sociedade e a capacidade de manter a independência, para estabelecer diálogo com o Poder Executivo e o Judiciário e, com isso, estabilizar os trabalhos na Casa e recuperarmos a credibilidade, que quase a perdemos completamente.
Renato Rabelo, presidente do PCdoB Primeiro foi uma vitória decisiva, porque nessa realidade de grande investida da direita, de grande campanha feita pela mídia de oposição ao Aldo, para derrotar o Aldo, o que estava em jogo era consolidar a condução que a direita vinha fazendo no processo político. Significa uma reversão do quadro, paralisar a instabilidade que vinha sendo gerada pela crise. É uma inflexão nesse processo. Segundo, porque numa realidade dessa, eles acreditavam que com a saída do Severino (Cavalcanti, ex-presidente), eles iam manter o controle da situação e consolidar esse sentido que eles vinham dando a esse processo. A terceira questão é que nós fomos jogados para o centro dessa batalha decisiva e aparece um dirigente do PCdoB, que é Aldo Rebelo, aparece o Partido, que é a primeira vez que Partido Comunista do Brasil assume a Presidência da Câmara, que é uma parte histórica da mais alta importância.
Renildo Calheiros, líder do PCdoB na Câmara Uma conquista história da democracia e muito importante para o nosso Partido, ter um dos seus dirigentes, deputado por vários mandatos, presidindo a instituição. Conforme determina a Constituição da República, é o terceiro homem na hierarquia presidencial. Está de parabéns o nosso Partido, o deputado Aldo Rebelo, mas tem ele pela frente um trabalho muito grande, porque o nosso país, em particular a Câmara dos Deputados, atravessa uma quadra muito difícil, que exige experiência, maturidade, firmeza, combatividade. Esperamos que ele corresponda à esperança que a maioria do plenário teve em que ele seria o melhor presidente para a Casa.
Ronald Freitas, secretário de Relações Institucionais do PCdoB Para nós, do PCdoB, significa grande vitória da liderança de Aldo, da liderança política que ele construiu em uma longa militância e, sem dúvida, a vitória da política do PCdoB, que, apesar de um partido pequeno, desenvolve uma política ampla, com todas as forças progressistas, engajadas no processo de mudança do Brasil. Creio que, com essa vitória, nós iniciamos novo período na situação política, criamos as condições básicas para começar novo momento, para superar crise e ter uma governabilidade a serviço do nosso povo. O companheiro Aldo teve 258 votos, a maioria absoluta dos votos da Casa, e consideramos que essa eleição se deu num momento de crise muito forte, que atinge o Executivo e de tal maneira o Legislativo, que o presidente foi afastado. O campo que apoiou o Aldo conseguiu construir uma base política que construiu essa vitória e estão dadas as condições para um novo momento da Câmara. Representa uma honra para o PCdoB puder fornecer um quadro de suas fileiras, formado na sua cultura, que possa contribuir para a saída dessa crise.
De Brasília,Márcia Xavier