31 julho 2014

Rui: PT vai à PGR contra Aécio por pouso em Cláudio

:
O presidente do PT, Rui Falcão, confirmou nesta quinta-feira que o partido deve ingressar com uma nova representação contra o tucano Aécio Neves na Procuradoria Geral da República, em razão da polêmica obra no aeródromo de Cláudio (MG); em artigo publicado na Folha, Aécio confirmou ter pousado algumas vezes no local e se desculpou pelo "equívoco" de não ter checado a situação da pista junto à Agência Nacional de Aviação Civil; segundo Rui Falcão, houve a "confissão de uma irregularidade"; detalhes da ação contra Aécio estão sendo discutidos, neste momento, pela coordenação jurídica da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff; "Não me preocupei efetivamente em saber se havia ou não homologação da pista. Isso é um erro, eu assumo esse erro. O que é essencial é que é uma obra pública feita em benefício de uma comunidade importante e um grande centro industrial para os mineiros", disse Aécio, nesta quinta-feira

247 - O Partido dos Trabalhadores deve ingressar com uma nova representação contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), depois que o candidato tucano confirmou, nesta quinta-feira, em artigo publicado na Folha de S. Paulo, ter pousado no aeródromo de Cláudio (MG). A informação foi dada no fim desta tarde pelo presidente do PT, Rui Falcão. "Os detalhes estão sendo discutidos pela coordenação jurídica da campanha", disse ele. Segundo Rui Falcão, houve a confissão de uma irregularidade.
No artigo publicado na Folha (leia aqui), Aécio reconheceu o "equívoco" de não ter checado junto à Agência Nacional de Aviação Civil a situação do aeródromo. Como o aeroporto não foi homologado pela Anac, pousos e decolagens no local seriam ilegais. Adversário do PSDB em Minas Gerais, o candidato petista Fernando Pimentel afirmou que a pista é "clandestina".
A campanha tucana também distribuiu informações sobre o caso nesta quinta-feira. Leia abaixo trechos da entrevista de Aécio:
Sobre o aeroporto de Cláudio.
[Sobre] a obra do aeroporto falo com o maior prazer. Uma obra importante para a região, vai estimular o desenvolvimento de toda aquela região, não apenas a cidade de Cláudio. Assim como as milhares de obras que fizemos foram obras importantes, planejadas. Então, não tenho dúvida de que o tempo mostrará a correção da obra, a transparência com que foi feita. O Ministério Público mostrou isso. 
O nosso exemplo em Minas Gerais, o nosso governo, é algo para ser seguido em todo Brasil, em absolutamente todos os aspectos.  A nossa ação planejada ao lado do nosso governador, futuro senador Antonio Anastasia, é reconhecida pelo Banco Mundial e por outros organismos internacionais como benchmarking, como referência daquilo que deve ser feito na administração pública. Me orgulho muito de tudo que fizemos aqui, e vamos caminhar com muita serenidade e com muita firmeza, dando as explicações sobre quaisquer temas que surjam. É papel do homem público fazer isso, mas com muita serenidade, muita tranquilidade. Estou me preparando para vencer as eleições e governar o Brasil em nome da ética, da decência e da eficiência.
Sobre o uso do Aeroporto.
A obra foi corretíssima, eu não me furto a responder sobre esse assunto. A obra foi planejada, como milhares de outras obras feitas em Minas Gerais. O que há, na verdade, é uma grande demora da Anac para fazer essas homologações. E foi de forma inadvertida [o uso da pista], não me preocupei efetivamente em saber se havia ou não homologação da pista. Isso é um erro, eu assumo esse erro. O que é essencial é que é uma obra pública feita em benefício de uma comunidade importante e um grande centro industrial para os mineiros.
Esta seria a segunda ação do PT contra Aécio em razão do aeródromo. A primeira foi protocolada há dez dias. Leia abaixo:
PT CONFIRMA AÇÃO CONTRA AÉCIO POR AEROPORTO
Coordenação jurídica da campanha da presidente Dilma Rousseff decidiu que irá entrar nesta terça-feira com uma representação por improbidade administrativa no Ministério Público de Minas Gerais contra o candidato do PSDB, Aécio Neves; ação se deve a denúncia publicada pela Folha de S. Paulo neste domingo de que o tucano, quando governador de Minas, construiu um aeroporto com recursos públicos em terras que pertenceram à sua família; presidente do PT, Rui Falcão, disse ontem que o senador "usou o governo de Minas Gerais como extensão de suas propriedades"; senador atribuiu a reportagem ao "período eleitoral"; Anac vai investigar pousos e decolagens em área ainda sem autorização para ser usada