17 julho 2014

Lula prega reforma contra “política apodrecida”

:
Em vídeo, ex-presidente ressalta que existe "uma negação, uma rejeição à política" em vários lugares do mundo e defende mudanças radicais no atual sistema político do Brasil; "Política aparece na televisão como sinônimo de coisas ruins", constata; petista sugere a criação de um projeto de lei de iniciativa popular "que possa mudar substancialmente a política brasileira", por meio de uma constituinte exclusiva; financiamento privado, segundo ele, deveria ser "crime inafiançável"; assista

247 – Em vídeo publicado na internet nesta quinta-feira 17, o ex-presidente Lula defende mudanças "radicais" no sistema político brasileiro e uma reforma contra o que chama de "política apodrecida" no País. "Política aparece na televisão como sinônimo de coisas ruins", avalia o petista.
A proposta do ex-presidente é criar um projeto de lei de iniciativa popular "que possa mudar substancialmente a política brasileira", por meio de uma constituinte exclusiva. "Nós vamos em porta de fábrica, vamos aproveitar a campanha [da presidente Dilma Rousseff] para ir nos comércios, nos comícios para pegar assinaturas", sugere.
Lula ressalta que existe "uma negação, uma rejeição à política" em vários lugares do mundo, além de um "enfraquecimento" das lideranças. Ele também defende o financiamento público de campanhas, que define como "a forma mais honesta de financiar uma campanha". Para o ex-presidente, financiamento privado deveria ser considerado "crime inafiançável".
Assista: