02 julho 2014

Graça ao 247: "Esse contrato ninguém rasga"

:
Presidente da Petrobras comemora recorde de 520 mil barris de petróleo por dia extraídos de 25 poços do pré-sal; Graça Foster também manifestou alegria pela decisão do governo de repassar à companhia as áreas que ficaram fora das concessões onerosas leiloadas no ano passado; "É certeza que lá tem um 'filezão' de óleo para extrairmos", exultou ela em entrevista a representantes da mídia digital; executiva "mais poderosa do mundo", segundo a revista Forbes, Graça frisou em resposta à questão de 247 que não há possibilidade de contrato ser modificado por um eventual governo de oposição no próximo ano; "Quando é bom do ponto de vista econômico para a companhia e para o País, a questão política se esvai"; ela admitiu que ataques da mídia tradicional à estratégia de ação da estatal a deixam com "o coração apertado, mas é preciso ir em frente"

Marco Damiani _ 247 - Com um sorriso em forma de exclamação, a presidente da Petrobras, Graça Foster, resumiu numa frase sua certeza de que não há possibilidade, em caso de vitória da oposição nas eleições presidenciais de outubro, de ser transfigurada a decisão do governo de conceder à Petrobras o direito de exploração das áreas do pré-sal que não foram objeto de licitação no ano passado. Estima-se que as novas áreas obtidas pela companhia na forma de excesso de
concessão onerosa, pela quais terá de pagar à União, possam conter até 15 bilhões de barris de petróleo:
- Esse contrato ninguém rasga, disse Graça. "Ele é com para a companhia, que terá um filezão para explorar, e bom para o País, que vai receber por isso na forma de pagamento pela exploração, recebimento de imposto, produção de petróleo e toda a movimentação que isso proporciona à cadeia produtiva. E quando um contrato é razoável do ponto de vista econômico, toda a questão política em volta se esvai", completou.
Nesta terça-feira, Graça recebeu a presidente Dilma Rousseff em cerimônia pública, na sede da companhia, para comemorar a obtenção, no dia 24 de junho, de 520 mil barris de petróleo obtidos na exploração de 25 poços do pré-sal:
- Estamos em festa não para mostrar planos, mas porque, antes da festa, trabalhamos e obtivemos esse resultado espetacular, frisou a presidente da estatal, já considerada a executiva "mais poderosa do mundo" pela prestigiada revista Forbes, dos EUA.
Diante de oito representantes de mídias digitais, após entrevista coletiva aberta a todos os veículos de comunicação, Graça Foster foi instada a comentar sua avaliação a respeito da cobertura que a mídia tradicional vem fazendo a respeito da companhia:
- A gente fica muitas vezes com o coração apertado. Somos a única grande petrolífera do mundo que, nos últimos seis anos, conseguiu aumentar sua produção de petróleo. A única. Mas, infelizmente, isso não merece muito destaque por aqui, lamentou, para em seguida explicar como lida com isso:
- Às vezes eu vejo meu pessoal meio abatido com essa falta de acompanhamento mais próximo, mas vou logo dizendo que é preciso levantar a cabeça, manter o ânimo elevado e seguir em frente. A verdade da extração de pelo menos 500 mil barris por dia na região do pré-sal é bem maior do que a falta de compreensão de alguns setores.
A presidente da Petrobras, ao lado do diretor de Exploração da companhia, José Miranda Formigli Filho, explicou que a estatal tem, neste momento, um planejamento de longo prazo que chega ao ano de 2030. A reportagem de 247 quis saber, então, quais são as projeções que a companhia faz para sua própria posição no ranking mundial das petrolíferas a médio prazo, quando está prevista a auto-suficiência de produção em relação ao consumo de petróleo e derivados do País e, finalmente, o preço que ela avalia como correto para as ações da companhia.
- A auto-suficiência virá já no próximo ano, em razão da produção que temos obtido no pré-sal, especialmente, em nossas demais plataformas de exploração, respondeu ela. "No ranking mundial, não tenho dúvida de que estaremos entre as cinco maiores companhias do mundo, em termos de produção, até 2020.
- E o preço da ação em bolsa, hoje em cerca de 16 reais, depois de terem valido mais de 22 reais? Qual é o seu número?
- Não vou dar o prêmio que considero adequado, mas não dá para não dizer que nosso papel está subavaliado. Necessariamente, diante de tudo o que estamos apresentando como resultados, ele terá de subir.
Acredito nessa correção, porque o valor está bem abaixo do que seria razoável.
A Petrobras continuará a investir R$ 40 bilhões de reais ao ano nos negócios da companhia. Não será necessário para isso, conforme garantiu Graça Foster, fazer qualquer tipo de capitalização:
- O que está acontecendo é que estamos, com o pré-sal, colecionando ativos de ótima qualidade. No ano passado, a Petrobras obteve 100% de índice de acerto em 15 poços perfurados. O momento é muito positivo. Começa a produção no pré-sal apenas 8 anos depois de sua descoberta. Para se ter uma ideia, o Golfo do México começou a produzir somente 20 anos depois de sua descoberta. Todas as teorias de que não conseguiríamos, inclusive apostas contra feitas em inglês, em revistas especializadas no exterior, caíram por terra. Não apenas conseguimos, como estamos nos saindo melhor do que todos imaginavam. A Petrobras está alcançado petróleo onde antes ninguém nem sequer havia tentado. Eu vibro muito positivamente com isso tudo.