26 junho 2014

Sim, sim, já sei, já sei: não vai ter Copa!



Recebi a seguinte missiva de uma leitora que prefere manter o anonimato. Repasso a todos. É uma aula de humildade e de percepção sobre os últimos dias de Brasil. Abraços.

“Que diabos ta acontecendo neste País seu Fred? De uma hora para outra milhares de pessoas de outras nacionalidades aportaram nestas paragens. Por que seu Fred? E todos felizes da vida, gastando nos bares, restaurantes, hotéis. Que que ta acontecendo?”

“Sabe por que pergunto seu Fred, por que antes da Copa eu assistia todo dia ao Jornal Nacional e, meu filho, que faz faculdade de agronomia, trazia também a revista Veja toda semana para casa. O Jornal Nacional dizia que não ia ter Copa por que o governo era incompetente. Era atraso nas obras dos aeroportos, dos estádios, de trens, de praças, de ruas, de vielas, becos etc. Já na Veja, um matemático calculou que as obras da Copa só ficariam prontas em 2038. E que a FIFA ainda iria se arrepender de ter trazido a Copa para o Brasil”.  

“Além disso, um grupo de jovens mascarados convocava outros jovens sem máscaras para protestar, dizendo a eles que os gastos com a Copa eram exorbitantes. Eles bradavam, a plenos pulmões, que não iria ter Copa. Imagine seu Fred, depois do bolo pronto e da casa enfeitada, chegam seus convidados e, sem cerimônia, alguns intrusos dizem, sem a menor hesitação, que não vai mais ter festa? Por que não protestaram antes? Ah, seu Fred, esses meninos não sabem, mas a população já está enfastiada deles!”

“Será que esses meninos que quebram vidros de bancos nesses protestos, sem assaltá-los, pensam que estão quebrando o sistema financeiro do Brasil? Será que esses meninos mascarados, que antes do jogo do Brasil protestam, gritam, resmungam e, minutos depois, estão bem escondidinhos, para não serem vistos pelos seus pares, torcendo pela seleção, merecem alguma confiança? Ah, seu Fred, esses meninos não sabem, mas a população já está desconfiada que tem dedo de gente graúda e estrangeira por trás deles!”

“Só sei seu Fred que estou feliz. Nossa seleção ta muito boa em campo. Os espanhóis não metem mais medo, já foram até despachados. Os uruguaios podem surpreender, mas seria bom reviver a derrota de 50 e mandá-los para casa nas quartas de final. Os argentinos perderam a garra dos pampas, mas podemos nos confrontar com eles na final. Os italianos, metidos a metrossexual, somente acham feio aquilo que não é espelho, podem também decidir a Copa conosco. A França, que quando perde faz biquinho, só mete medo nos hondurenhos. E a Rússia, do Putin, ta mais preocupada com seu território do que com futebol. Já os holandeses, esses costumam construir uma máquina, mas depois de certo tempo deixa de funcionar quando alguém de fora retira um de seus parafusos”.

“Assim, seu Fred, só to com medo da Alemanha. Que podemos enfrentar na semifinal. A grande Alemanha, que nos deu tantos filósofos e compositores excepcionais. Mas, seu Fred, quem tem medo de Zaratustra? Eles podem vir com as Cavalgadas das Valquírias, nós os derrubaremos com nossa alegria, nosso samba, nosso humor e nossa ironia.”
         
Abraços
Mao, 21.06.2014

Frederico A. Passos