09 maio 2014

PSDB vai à Justiça Eleitoral contra pesquisa sobre falta d'água em SP


Mônica Bergamo, Folha de S. Paulo

"O diretório paulista do PSDB apresentou nesta quarta-feira (7) uma notificação à Justiça Eleitoral contra o Instituto Data Popular por causa de uma pesquisa de opinião sobre a falta d'água no Estado, governado pelo tucano Geraldo Alckmin.

O partido considera que o levantamento feito com 18.534 pessoas em 70 cidades "tem nítida natureza eleitoral" e deveria ter seguido recomendações como o registro prévio. Parte dos resultados foi publicada na coluna Mônica Bergamo de hoje.

O presidente do instituto, Renato Meirelles, diz que os questionamentos da sigla "não fazem nenhum sentido" e que o Data Popular pode explicar o estudo "com total transparência".

Segundo a pesquisa, a falta de abastecimento afetou 23% dos paulistas nos últimos três meses. O índice sobe para 35% na região metropolitana, ante 30% na capital e 14% no interior. O problema é duas vezes maior entre as famílias de menor renda, atingindo 12% dos que ganham mais de dez salários-mínimos e 25% entre os que recebem até umsalário.

Ainda de acordo com o instituto, 59% dos paulistas acreditam que sofrerão com falta d'água até o fim do ano. Eles apontam como principal culpado pelo problema o governo estadual (41%), a Sabesp (29%), o governo federal (9%) e a falta de chuva (7%).

Para o PSDB, embora a pesquisa não seja sobre intenção de voto, ela "trata da avaliação do eleitor quanto a serviços públicos" e "impacta o ambiente eleitoral, em ano em que se realizam as eleições estaduais com a possibilidade de reeleição".

Meirelles afirma que a legislação não prevê o registro de pesquisas nesses casos. "Não pedimos que se desse nota para o serviço. Só pedimos avaliação, com perguntas objetivas e alternativas. É uma pena acharem que seja qualquer tipo de crítica ao governo do Estado", diz.

"Não se pode deixar de discutir [a questão] só porque é ano eleitoral. Mais importante do que questionar a pesquisa é debater a crise da água", afirma o publicitário.

A legenda pede, no documento, que o Tribunal Regional Eleitoral notifique o Data Popular para que o instituto forneça informações como o nome de quem contratou a pesquisa, valor pago por ela, questionário aplicado aos entrevistados e metodologia.

Além disso, o partido quer autorização para ter "acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados, incluídos os referentes à identificação dos entrevistadores" para que possa conferir os números.

Segundo Meirelles, a pesquisa foi feita por iniciativa própria do Data Popular, em parceria com o instituto Ideia Inteligência, para lançar uma ferramenta. "Procuramos saber a opinião das pessoas sobre o assunto do momento. Desta vez foi a falta d'água, mas poderia ter sido Copa do Mundo, manifestação, beijo gay na novela", diz."
http://www.nogueirajr.blogspot.com.br/