24 maio 2014

Na batalha digital, Dilma supera Aécio e Campos

:
Eleitores da presidente Dilma Rousseff são mais ativos nas redes sociais em comparação a demais candidatos, aponta pesquisa de empresa especializada que avaliou mais de 1,5 milhão de postagens durante 30 dias na internet; desse total, 82,9% dos internautas falavam sobre a presidente, sendo 3.461 posts declarando a intenção de voto a Dilma nesse ano; o pré-candidato do PSDB, Aécio Neves, teve 10% das declarações de voto, seguido por Eduardo Campos, do PSB, com apenas 0,2%

247 - Na batalha digital, a presidente Dilma Rousseff está à frente dos adversários Aécio Neves, pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, e Eduardo Campos, presidenciável pelo PSB. Segundo pesquisa realizada pela empresa R18, especializada em pesquisas em redes sociais, os eleitores de Dilma são mais ativos nesse universo em comparação aos eleitores dos demais candidatos. Confira os números na reportagem publicada pelo Jornal GGN:
Eleitores de Dilma são mais ativos nas redes sociais em comparação a demais candidatos
Durante trinta dias e avaliando mais de 1,5 milhão de postagens, a empresa R18, especializada em pesquisas em redes sociais, constatou que os eleitores da presidente e candidata a reeleição, Dilma Rousseff, do PT, são muito mais ativos que os eleitores dos demais candidatos da oposição. A empresa utilizou a ferramenta AirStrip para filtrar 1.580.111 posts.
Do total, 82,9% falavam sobre a atual presidente, sendo 3.461 referentes à declaração de intenção de voto para as eleições deste ano. Nesse quesito, Dilma também lidera, com 89,8% das manifestações. O candidato tucano Aécio Neves teve apenas 10% das declarações de voto do universo de postagens avaliadas, seguido por Eduardo Campos, do PSB, com apenas 0,2%.
Ainda falando de Dilma, os temas mais citados sobre a presidente são saúde (58.833 vezes), transporte (17.448 vezes) e o programa Mais Médicos, do governo federal, com 6.292 menções nas redes sociais. Os pontos fracos de Dilma são a Copa do Mundo (45,8% dos comentários), o caso da refinaria de Pasadena (32,2% das menções) e o mensalão (12% dos comentários).
Aécio Neves, do PSDB, teve 179.911 posts no mesmo período, sendo 21.375 sobre seu desempenho nas pesquisas de intenção de voto, 6.596 menções à atuação do seu partido na oposição ao governo federal. Os pontos fracos do tucano são as denúncias do cartel de trens do metrô em São Paulo, envolvendo lideranças do partido (25,1% dos comentários) e informações de sua vida pessoal, com 22% dos comentários.
Ex-aliado de Dilma, Eduardo Campos foi citado em 89.792 posts durante os 30 dias de pesquisa. Os temas mais mencionados são sua atuação como governador de Pernambuco (2.125 vezes) e o apoio de empresários à sua candidatura (511 ocorrências). A recente foto publicada em um jatinho, enquanto a greve da PM em seu Estado deixava a população em pânico, foi um de seus pontos fracos: 82% dos comentários foi a esse respeito. E outros 6,5% foram postagens sobre a CPI do Porto de Suape.