19 maio 2014

MP denuncia cinco por morte de Rubens Paiva

:
Órgão se baseou, entre outras provas, em documentos encontrados na residência do coronel reformado Paulo Malhães, encontrado morto no mês passado após a invasão de seu sítio; segundo o Ministério Público, que não divulgou detalhes do material, há informações sobre a morte do ex-deputado e dos cinco denunciados; eles foram acusados de homicídio, ocultação de cadáver e associação criminosa armada; três deles foram denunciados por fraude processual

Rio 247 – O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro denunciou cinco militares por envolvimento na morte do ex-deputado Rubens Paiva, morto em janeiro de 1971 nas dependências do Doi-Codi, durante a ditadura militar. Os cinco envolvidos foram acusados de homicídio, ocultação de cadáver e associação criminosa armada. Três deles foram denunciados por fraude processual.
Para a denúncia, o MPF se baseou, entre outras provas, em documentos encontrados na residência do coronel reformado do Exército Paulo Malhães, encontrado morto no mês passado após ter seu sítio invadido por criminosos. Segundo o Ministério Público, que não divulgou detalhes do material, há informações sobre a morte do ex-deputado e dos cinco denunciados.
A morte do coronel está sendo investigada pela polícia. Há suspeita de que o crime tenha relação com o depoimento do coronel à Comissão da Verdade do Rio e Nacional, pelos quais admitiu ter participado de prisões, torturas e mortes na ditadura.
Os denunciados são o ex-comandante do DOI José Antônio Nogueita Belham, o ex-integrante do CIE (Centro de Informações do Exército) coronel Rubens Paim Sampaio, o coronel reformado Raymundo Ronaldo Campos e os militares Jurandyr Ochsendorf e Souza e Jacy Ochsendorf e Souza. Os dois primeiros podem ser condenados a até 37 anos e seis meses de prisão. As penas para os três últimos podem superar dez anos de prisão.
O órgão pede para, além das condenações à prisão, que os acusados tenham as aposentadorias cassadas e que sejam despedidos de medalhas e condecorações recebidas ao longo da carreira militar.