22 maio 2014

Ibope oficial confirma: Dilma em 1º turno, com 40%

:
Adversários Aécio Neves, do PSDB, cresceu de 14% para 20%, enquanto Eduardo Campos, do PSB, de 6% para 11%; ao contrário das pesquisas Datafolha e Sensus, Ibope ainda mostra cenário de vitória no primeiro turno pela candidata do PT,  Dilma Rousseff

247 – A presidente Dilma Rousseff venceria a eleição em primeiro turno, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira 22. Diferentemente das pesquisas Datafolha e Sensus, que apontaram segundo turno, o levantamento do instituto mostra a candidata do PT com 40% das intenções de voto, contra 20% do pré-candidato do PSDB, Aécio Neves, e 11% de Eduardo Campos, do PSB.
Os números, que seriam divulgados nesta noite, foram antecipados para o meio-dia pelo Ibope, em decorrência do vazamento do resultado pela coluna Radar (leia aqui). Caso contrário, o instituto presidido por Carlos Augusto Montenegro daria margem à interpretação de que permitiu que a pesquisa fosse usada por especuladores.
O Ibovespa abriu em alta nesta manhã, com números positivos da China, o que deixou em segundo plano os rumores sobre a pesquisa eleitoral. Às 10h04, o índice da Bolsa de Valores registrava alta de 0,99%. Entre as estatais, as ações da Eletrobras lideravam os ganhos. Petrobras também viu seus papéis subirem e o Banco do Brasil, que viu as ações caírem mais cedo, ganhou força.
O cenário, porém, tem risco de virar, caso o mercado se comporte como vinha se comportando nas últimas pesquisas. Com alta da presidente Dilma, o índice caía.