21 maio 2014

Dilma inaugura ferrovia Norte-Sul nesta quinta

:
Pré-candidata à reeleição pelo PT, Dilma inaugura em Porto Nacional, o trecho de 855 quilômetros da ferrovia Norte-Sul, que as cidades de Palmas a Anápolis (GO); o evento deverá reunir no mesmo palanque os dois principais adversários políticos do Tocantins, o governador Sandoval Cardoso (SD) e a senadora Kátia Abreu (PMDB), aliada da presidente
Tocantins 247 - A presidente Dilma Rousseff, pré-candidata à reeleição pelo PT, retornará ao Tocantins nesta quinta-feira, 22. Dilma inaugura em Porto Nacional, o trecho de 855 quilômetros da ferrovia Norte-Sul, que as cidades de Palmas a Anápolis (GO).
O evento deverá reunir no mesmo palanque os dois principais adversários políticos do Tocantins, o governador Sandoval Cardoso (SD) e a senadora Kátia Abreu (PMDB), aliada da presidente.
A obra da ferrovia Norte-Sul foi realizada pelo governo federal através da empresa estatal Valec e teve orçamento inicial de R$ 4,28 bilhões, que foi acrescido de cerca de R$ 400 milhões nos últimos anos para suprir gastos excepcionais, por conta de deficiências no projeto original, superfaturamentos apontados pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
O ex-presidente da Valec José Francisco das Neves, o Juquinha, chegou a ser preso na operação Trem Pagador da Polícia Federal por ocultação e dissimulação da origem de dinheiro de contratos de trechos da Norte-Sul.
A autorização para o transporte de cargas pela nova ferrovia dependerá da Valec. Somente na semana passada a estatal começou a receber os pedidos de autorização das empresas para transportar pela via. Os pedidos poderão ser feitos pelos próximos três meses e, só então, a estatal começará a liberar as autorizações. A previsão da estatal é que isso ocorra em outubro.