18 novembro 2013

Jornalistas apoiam José Genoino e José Dirceu



Condenados pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão, o deputado federal por São Paulo e ex-presidente nacional do Partidos dos Trabalhadores, José Genoino, e o ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, tiveram seus mandados de prisão expedidos e se apresentaram à Superintendência da Polícia Federal na capital paulista, nessa sexta, 15. Além de militantes da legenda, jornalistas demonstraram apoio aos dois políticos que já foram levados para Brasília.

Repórter e blogueira da Carta Capital, Cynara Menezes usou o perfil que mantém no Twitter para elogiar a carreira política do deputado que era o presidente do PT no momento em que o escândalo do mensalão surgiu durante o primeiro governo de Lula à frente do Palácio do Planalto. “Genoino continua sendo um homem honrado. Se há uma vítima de injustiça neste caso é ele. Sempre foi um dos melhores parlamentares do Brasil”. A jornalista aproveitou o momento para perguntar “quantos serão presos pelo roubo de milhões do metrô de São Paulo?”.

Editor do blog ‘Escrevinhador’ e repórter da TV Record, Rodrigo Vianna afirmou que Dirceu e Genoino foram condenados sem provas e ficaram “sob intenso cerco midiático”. No texto, expôs que considera o ex-presidente do PT “um símbolo de injustiça”. Em outro trecho, o blogueiro ainda voltou a criticar parte da imprensa, afirmando que, no Brasil, “jornalistas e revistas em concubinato com o Jogo do Bicho seguem a ditar regras” e que “jornais que apoiaram o golpe militar fazem papel de vestais da República”.

Ex-assessora de Lula, Maria Inês Nassif também avaliou que o Supremo condenou Dirceu sem a existência de provas. “O STF considerou que a culpa de José Dirceu dispensava provas e que a assinatura de José Genoíno, então presidente do PT, num empréstimo feito pelo partido, que foi quitado ao longo desses anos e considerado legal pelo TSE na prestação de contas do partido, tornava o parlamentar culpado”, afirmou a jornalista em artigo publicado pela Carta Maior e reproduzido pelo Viomundo, blog comandado por Luiz Carlos Azenha, repórter da Record.

Diretor editorial do site Opera Mundi, Breno Altman foi além de escrever textos em apoio aos petistas. Ele fez parte do grupo que acompanhou Dirceu até a sede da Polícia Federal. O jornalista chegou a apontar para o local em que o ex-ministro de Lula deveria acenar para os militantes que estavam na rua lhe dando apoio. Antes de se entregar, o políticou usou o blog que mantém na internet para reclamar da condenação. “Ainda que preso, permanecerei lutando para provar minha inocência e anular esta sentença espúria, através da revisão criminal e do apelo às cortes internacionais”, anunciou.

O Brasil 247, dirigido por Leonardo Attuch, chegou a colocar na manchete de sua página principal o editorial em apoio a Genoino, no qual foram usados adjetivos para definir o deputado que deverá cumprir pena no regime semi-aberto. “Num dia histórico, em que Joaquim Barbosa pretende inaugurar uma nova república com a prisão de um dos políticos mais honestos, sonhadores e guerreiros que o Brasil já produziu”. Em outro texto, o portal afirmou que o parlamentar petista está do lado correto da história.

Fora o demonstrado pós-prisão, outros profissionais da imprensa reforçaram apoio a Genoino. Na internet, há o manifesto “abraço-assinado”, em que defende o parlamentar de todas as acusações ao qual foi condenado. Na lista, existe a assinatura virtual de mais de 11 mil pessoas, sendo que 592 se denominam jornalistas. O atual presidente do PT, Rui Falcão, o escritor Fernando Morais, o ator global José de Abreu, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e o cantor Chico Buarque são algumas das personalidades que apoiam a iniciativa.