Os brasileiros parecem mesmo estar ansiosos pela Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, ao menos segundo pesquisa da entidade que comanda o futebol mundial. Segundo a publicação, no Brasil, 58,2% dos entrevistados apontaram a próxima edição da competição como o evento que mais esperam. Para efeito de comparação, 7,3% citaram os Jogos Olímpicos Rio 2016; 2%, os Jogos Olímpicos de Londres; e 1,2%, o Campeonato Mundial de Vôlei 2014.
A pesquisa brasileira é a primeira de nove realizadas pela FIFA ao longo da organização e realização do evento. Todas seguirão os mesmos critérios das realizadas na África do Sul. "Fazemos pesquisas e estudos como estes para entender como as pessoas são tocadas pelo evento e pelo sentimento de união ao redor do mundo", disse o Gerente de Estratégia e Marca da Fifa, Ralph Straus.
No Brasil, 93% dos entrevistados consideram que a Copa do Mundo da Fifa promove a união entre as pessoas. A mobilização no próximo país-sede não para por aí. Ao serem questionados sobre a oportunidade que o evento gera para a economia e o desenvolvimento nacionais, 79% dos brasileiros concordam que a Copa do Mundo da Fifa traz uma grande contribuição para o país.
Rodrigo Paiva, Diretor de Comunicação do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (COL), destacou a percepção de que o evento catalisa investimentos na sede: "Transformação, mobilidade urbana, qualidade de vida do brasileiro e uma nova imagem do Brasil no mundo são os principais pontos positivos", enumerou.O impacto da realização do evento deverá impulsionar o PIB brasileiro em 1,5%, sendo 1% em impacto direto e metade disso - 0,5% - relacionado ao efeito multiplicador deste crescimento na economia. O economista-chefe do Itaú Unibanco, Ilan Goldfajn, apresentou esta e outras perspectivas durante a coletiva de imprensa. Os impactos diretos são resultado, sobretudo, dos R$ 20,6 bilhões investidos em infraestrutura, segundo dados de 2010 do Ministério do Esporte. Estima-se que esta injeção de recursos em diferentes setores irá gerar 250 mil empregos.
Ainda em impactos diretos, o evento deverá movimentar o turismo com três milhões de visitantes a mais, domésticos e internacionais. Ilan destacou ainda o crescimento nas exportações em países-sede: "As exportações crescem cerca de 30% em países que sediam a Copa do Mundo da Fifa. Este dado é especialmente importante para o Brasil", disse o economista-chefe do Itaú Unibanco, que um dos apoiadores nacionais do evento. Para os brasileiros, o fator emocional da Copa do Mundo da Fifa também terá especial relevância em 2014. A pesquisa brasileira indicou que 79% dos entrevistados sentem-se muito orgulhosos de o Brasil sediar a Copa do Mundo da Fifa. http://tribunadonorte.com.br/