22 julho 2011

Lula: qualquer pessoa, de qualquer berço, pode ser o que quiser

Celso Calheiros
  Direto do Recife
Homenageado especial em um projeto de formação musical que beneficia 130 crianças e adolescentes carentes da favela do Coque, no Recife, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na noite desta quinta-feira, que as dificuldades enfrentadas pela sua família de retirantes nordestinos são exemplo de motivação para os jovens de hoje. "Se eu passei essas dificuldades e fui presidente, está comprovado que qualquer pessoa, que venha de qualquer berço, pode ser o que ela quiser. Basta oportunidade e carinho", afirmou.
Lula disse que nem todos os jovens devem seguir a carreira de músico e alguns podem até jogar futebol. "O Brasil está precisando de jogadores que saibam bater pênalti. Se souber bater um pênalti, já pode ser jogador", brincou o ex-president, que foi homenageado pelo apoio que tem dado à Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, formada por filhos de moradores de uma favela encravada próxima à zona sul do Recife.
A orquestra havia se apresentado no Palácio do Planalto quando Lula era presidente e participou do Domingão do Faustão, na Rede Globo, atendendo a pedido do então presidente. Além disso, foi a atração do encontro de cúpula entre chefes de Estado da América do Sul e Caribe, por indicação de Lula.
A apresentação, que também comemora os cinco anos da Orquestra Criança Cidadã, aconteceu no Teatro Luiz Mendonça, em um parque a beira-mar, no bairro de Boa Viagem. A mãe de Lula foi homenageada e, nos jardins do parque, uma escultura de Abelardo da Hora retratava uma típica retirante nordestina. Essa é a segunda viagem que o ex-presidente faz, com compromissos e discursos públicos, desde que deixou a Presidência.
Ele disse que já visitou 20 países desde fevereiro e que, até novembro, irá visitar outros 23. "Em todos os lugares, me perguntam o que aconteceu no Brasil, em oito anos. Eu digo que agora o governo pensa nos brasileiros que precisam", afirmou ele. Lula relacionou várias realizações no campo da educação, ascensão social e da economia durante o seu governo. Externou sua preocupação com a chegada dos carros chineses no mercado brasileiro e disse que ainda precisa aprender a "desencarnar" da Presidência.
Nesta sexta-feira, Lula receberá o título de doutor honoris causa de três universidades públicas de Pernambuco e depois será recebido em almoço pelo PT. No Recife, o partido enfrente uma desavença política entre o prefeito da cidade, João da Costa, e o ex-prefeito João Paulo, o deputado federal com mais votos do partido, em nível nacional
  Especial para Terra