Leite Derramado, quarto romance do compositor e escritor bissexto Chico Buarque, foi anunciado na noite desta segunda como o vencedor do Prêmio Portugal Telecom, um dos mais importantes da literatura de língua portuguesa. Na semana passada, o músico recebeu o Jabuti pelo mesmo livro, um romance curto – como todos os que escreveu, aliás – em que um homem de cerca de cem anos lembra a sua vida em uma cama de hospital.
Apenas brasileiros venceram a premiação. Outra Vida, de Rodrigo Lacerda, foi o segundo colocado e Lar, de Armando Freitas Filho, o terceiro. O único português que disputava o prêmio era José Saramago, morto este ano, mas seu último romance, Caim, foi retirado da disputa a pedido da Fundação Saramago.O Prêmio Portugal Telecom distribui 150.000 reais em prêmio: 100.000 ao primeiro lugar, 35.000 ao segundo e 15.000 ao terceiro.
O tal Reinaldo Azevedo que pensa ser formador de opinião, teve um ataque histérico a semana passada porque o prêmio Jabuti foi dado ao Chico Buarque e a Maria Rita Kehl. Agora ele deve ter outro imenso ataque histérico pelo prêmio Portugal Telecom de literatura, dado a Chico Buarque de Holanda. Quem nasce Reinaldo Azevedo nunca chega aos pés de um Chico Buarque de Holanda.