29 junho 2010

Vox Populi, Datafolha e Ibope realizam novas pesquisas eleitorais


Vermelho

A campanha eleitoral começa oficialmente no próximo dia 6 de julho, até lá, três grandes institutos de pesquisas (Vox Populi, Datafolha e Ibope) devem divulgar os resultados de novas pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República. Assim, o eleitor terá uma noção clara do quadro eleitoral neste início de campanha.
A última pesquisa eleitoral nacional foi divulgada pelo Ibope na semana passada. Nesta pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional das Indústrais (CNI), a candidata do governo Lula, Dilma Rousseff (PT), aparece com 40% das intenções de voto. O tucano José Serra vem atrás com 35% e a candidata do PV, Marina Silva, tem 9% das intenções de voto.

O mesmo Ibope está em campo para realizar uma nova pesquisa. Desta vez sob encomenda da Associação Comercial de São Paulo, entidade patronal controlada politicamente pelo DEM. A pesquisa Ibope/ACSP foi registrada nesta segunda-feira (28) e tem como período de realização os dias 27 a 30 de junho. Pelas regras eleitorais, uma pesquisa só pode ser divulgada cinco dias após seu registro no TSE. Sendo assim, os resultados desta nova pesquisa do Ibope podem ser conhecidos a partir do dia 3 de julho. Mas o instituto pode adiar a divulgação a critério do contratante.

Outro grande instituto, o Datafolha, registrou uma pesquisa nacional na última sexta-feira, dia 25 de junho. O período de realização é de 30/06 a 01/07. Os resultados podem ser divulgados a partir do dia 2 de julho, sexta-feira. A tendência do Datafolha tem sido divulgar as pesquisas encomendadas pelo jornal Folha de S. Paulo nas edições de sábado do diário. A última pesquisa do Datafolha sobre a sucessão presidencial, divulgada no final de maio, mostrava Dilma e Serra empatados em 37%.

A novidade deste Datafolha é que o questionário apresentado pelo instituto inclui perguntas sobre o candidato a vice-presidente. Numa delas, o eleitor é questionado se sabe quem é o vice e se ele influencia o voto no candidato.

Por fim, o Vox Populi também saiu a campo para aferir as intenções de voto dos brasileiros para a disputa presidencial. O instituto registrou sua pesquisa no TSE no dia 24 deste mês e concluiu sua realização no sábado (26). Pela regra dos cinco dias, os resultados podem ser divulgados a partir desta terça-feira (29). A pesquisa foi encomendada pela Rádio e TV Bandeirantes. A última pesquisa Vox Populi/Bandeirantes, divulgada no dia 15 de maio, trazia Dilma com 38% das intenções de voto e Serra com 35%.

Da redação,
com agências

Tucanos em desespero com as pesquisas