Matemática: Saresp da rede estadual é pior que o dos alunos das escolas municipais
Rafael Targino
Em São Paulo
Os resultados no Saresp 2009 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) das redes municipal e estadual de ensino mostram que os alunos do Estado tiveram desempenho ainda pior em matemática que os das cidades paulistas. Os dados municipais, divulgados nesta quarta (26), mostram que 44,2% dos alunos do ensino médio apresentaram rendimento insuficiente nessa disciplina.
Uma comparação feita pelo UOL Educação entre os dados municipais divulgados nesta quarta e os dados do estado, publicados em fevereiro, mostra que 21,9% dos estudantes da 8ª série do ensino fundamental que estudam nas redes municipais paulistas tiveram notas insuficientes na disciplina. No caso dos alunos da rede estadual de ensino, 27,6% estão no mesmo nível. A relação entre os dois é possível pelo fato de as redes terem feito as mesmas provas.
De acordo com o governo do estado, “suficiente” neste nível diz, por exemplo, que o aluno consegue ler números naturais até a classe dos bilhões.
Os dados são semelhantes quando a comparação é feita com alunos da 4ª série do ensino fundamental, apesar da distância menor entre os dois índices: 28,9% dos estudantes que estudam em escolas municipais tiveram desempenho insuficiente em matemática, contra 30,3% do estado.
Para Francisco Soares, professor da UFMG e especialista em sistemas de avaliação de ensino, os dados são “conhecidos.” “A explicação é que os municípios não estão fazendo mais escolas. Eles já estão em uma segunda onda de reforma, com o pedagógico”, disse. “O ensino fundamental melhor está sendo oferecido pelos municípios.”
No ensino médio, também há diferença: enquanto 44,2% dos alunos da rede municipal tiveram desempenho insuficiente, 58,3% dos estudantes do estado conseguiram o mesmo resultado. O número de escolas de ensino médio administradas por cidades, no entanto, é baixo dentro do universo total. Segundo o Censo da Educação Básica de 2009, há 145 instituições urbanas municipais contra 6.938 urbanas estaduais.
Durante a entrevista coletiva da divulgação dos dados na manhã desta quarta (26), o secretário Paulo Renato Souza defendeu a “estadualização” do ensino médio e classificou o número de insuficientes no ensino médio das redes municipais como “preocupante." Procurada pela reportagem do UOL Educação para comentar a comparação entre as notas, a assessoria de imprensa da pasta afirmou que não iria se pronunciar.
Rafael Targino
Em São Paulo
Os resultados no Saresp 2009 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) das redes municipal e estadual de ensino mostram que os alunos do Estado tiveram desempenho ainda pior em matemática que os das cidades paulistas. Os dados municipais, divulgados nesta quarta (26), mostram que 44,2% dos alunos do ensino médio apresentaram rendimento insuficiente nessa disciplina.
Uma comparação feita pelo UOL Educação entre os dados municipais divulgados nesta quarta e os dados do estado, publicados em fevereiro, mostra que 21,9% dos estudantes da 8ª série do ensino fundamental que estudam nas redes municipais paulistas tiveram notas insuficientes na disciplina. No caso dos alunos da rede estadual de ensino, 27,6% estão no mesmo nível. A relação entre os dois é possível pelo fato de as redes terem feito as mesmas provas.
De acordo com o governo do estado, “suficiente” neste nível diz, por exemplo, que o aluno consegue ler números naturais até a classe dos bilhões.
Os dados são semelhantes quando a comparação é feita com alunos da 4ª série do ensino fundamental, apesar da distância menor entre os dois índices: 28,9% dos estudantes que estudam em escolas municipais tiveram desempenho insuficiente em matemática, contra 30,3% do estado.
Para Francisco Soares, professor da UFMG e especialista em sistemas de avaliação de ensino, os dados são “conhecidos.” “A explicação é que os municípios não estão fazendo mais escolas. Eles já estão em uma segunda onda de reforma, com o pedagógico”, disse. “O ensino fundamental melhor está sendo oferecido pelos municípios.”
No ensino médio, também há diferença: enquanto 44,2% dos alunos da rede municipal tiveram desempenho insuficiente, 58,3% dos estudantes do estado conseguiram o mesmo resultado. O número de escolas de ensino médio administradas por cidades, no entanto, é baixo dentro do universo total. Segundo o Censo da Educação Básica de 2009, há 145 instituições urbanas municipais contra 6.938 urbanas estaduais.
Durante a entrevista coletiva da divulgação dos dados na manhã desta quarta (26), o secretário Paulo Renato Souza defendeu a “estadualização” do ensino médio e classificou o número de insuficientes no ensino médio das redes municipais como “preocupante." Procurada pela reportagem do UOL Educação para comentar a comparação entre as notas, a assessoria de imprensa da pasta afirmou que não iria se pronunciar.
ESSE É O CHOQUE DE GESTÃO DO SERRA NA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SP.