21 abril 2010

Um teste para a Justiça

Por Eduardo Guimarães
No último sábado, anunciei que o Movimento dos Sem Mídia representaria à Justiça Eleitoral pedindo investigação de TODOS os institutos de pesquisa (Datafolha, Ibope, Sensus e Vox Populi) devido às matérias veiculadas na grande imprensa contra o instituto Sensus e na internet contra este e também contra o Datafolha.
Acabo de tomar conhecimento de que os grandes portais de internet estão divulgando que o PSDB também fará uma representação ao mesmo Ministério Público Eleitoral. Contudo, como o partido do pré-candidato José Serra parece não confiar nas pesquisas que o favorecem, pediu investigação APENAS do instituto Sensus.
Configura-se, pois, um teste que revelará do que é feita a Justiça Eleitoral que se tem hoje no Brasil. Se a sua decisão sobre a representação tucana e a cidadã priorizar a dos sem mídia por ela evidentemente ser mais séria ao pedir que TODOS sejam investigados, haverá seriedade. Se contemplar só a do PSDB, será um escândalo.
A grande imprensa, portanto, pode ter escondido agora a representação que o MSM fará, mas se a Justiça Eleitoral passar no teste que lhe será apresentado, talvez esses que fingiram não ver um ato de cidadania e apartidário venham a ter que dar na marra a notícia que sonegaram ao público.
O que importa é que a representação está pronta e será protocolada na sexta-feira, porque será remetida a Brasília na quinta. É uma peça isenta e que dá aos dois lados o mesmo peso, doa a quem doer. Se a Justiça agir com seriedade, irá desprezar a representação tucana e se concentrar na dos sem mídia.
Na sexta-feira, a representação do MSM será reproduzida na íntegra neste blog.
Eduardo Guimarães