15 março 2010

Presidente de Israel afirma que contribuição de Lula para a paz na região será bem recebida

Eliane Oliveira - Enviada especial
O Globo
JESURALÉM - O presidente de Israel, Shimon Peres, recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua residência com pompa e diversos elogios. Peres, que chamou Lula de "César", numa alusão aos antigos imperadores romanos, afirmou que a ajuda de seu colega brasileiro a encontrar uma solução para a paz no Oriente Médio será bem-vinda.

_ Sei que o senhor quer contribuir para a paz no Oriente Mèdio. Sua contribuição será bem recebida. Nâo temos opção além de completar o processo de paz _ disse o presidente de Israel.

Segundo Shimon Peres, o processo de paz com os palestinos está sendo negociado " e não vamos deixar que ele acabe por causa de uma crise", numa referência aos Estados Unidos, que ficaram irritados por causa do anúncio da construção de milhares de casas nos assentamentos. Ele enfatizou que não há mais batalhas ou guerra no momento atual.

Ele lembrou que Lula é o primeiro presidente brasileiro a visitar Israel em 134 anos. O último foi o imperador D. Pedro II.

_ O senhor é um César, um presidente que leva esperança e paz. O seu povo o escolheu e o ama. O mundo vê no senhor a esperança. O senhor traz a mensagem do futuro de todos nós _ afirmou.

Peres também destacou que Lula foi responsável pela redução dos índices de pobreza, analfabetismo, violência no Brasil e desigualdade social. Disse que o presidente brasileiro é um vitorioso e afirmou que o Brasil "é uma maravilha".

_ O senhor deu à democracia uma nova explicação. Estive no seu país e vi que o povo brasileiro tem um grande coração