02 fevereiro 2009



Islândia tem primeira chefe de governo assumidamente gay
Em meio a crise, acordo de partidos levou Johanna Sigurdardottir ao cargo.

Aos 66 anos, a ex-comissária de bordo é casada com uma jornalista.
Do G1, com informações de agências

A Islândia tem a primeira chefe de governo no mundo assumidamente gay. A Aliança Social-Democrata e o Movimento de Esquerda Verde chegaram a acordo neste sábado (31) para formar governo de minoria, que será comandado por Johanna Sigurdardottir, que até agora era ministra de Assuntos Sociais e é homossexual assumida.

Neste domingo (1º) ela anunciou os nomes dos ministros que formarão seu gabinete.Após a queda do Executivo liderado pelos conservadores, o presidente da Islândia, Olafur Ragnar Grimson, incumbiu a Aliança Social-Democrata de formar um novo governo.

O cenário político da Islândia tem estado conturbado desde que o país foi duramente atingido pela crise financira internacional, com o colapso de seu mercado de ações e de grandes bancos locais.

Casada

Sigurdardottit, de 66 anos, ex-aeromoça e sindicalista, é casada com a jornalista e escritora Jonina Leosdottir. A ministra de Assuntos Sociais assumiu a incumbência de negociar um governo porque o líder de sua legenda, Ingibjorg Solrun Gisladottir, se recupera de um câncer.

O mundo mudou, e precisamos mudar com ele, disse o presidente Barack Obama. O Brasil elege um presidente vindo do povo, ex metalurgico, os EUA elege o primeiro presidente negro. Agora a Islandia elege uma mulher, lésbica assumida e muito feliz, como chefe do governo. É o mundo mudando para muito melhor, sem preconceito, sem racismo.