23 janeiro 2009

Obama reafirma apoio ao aborto
Washington
Folha Online
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu nesta quinta-feira o direito das mulheres de praticarem o aborto. A declaração foi feita em comentário escrito sobre o 36° aniversário da decisão da Suprema Corte sobre o caso "Roe versus Wade", que estabeleceu o entendimento de que o aborto é legal em todo o país.
"A decisão de 1973 não somente protege a liberdade e a saúde das mulheres, mas representa um princípio mais amplo: que o Governo não deve se intrometer em assuntos familiares mais íntimos", disse Obama, defendendo ainda que todos precisam trabalhar para evitar a gravidez indesejada, reduzir a necessidade de abortos, e apoiar as mulheres e as famílias nas escolhas que fizerem.
O presidente Barack Obama está certíssimo. Nem o governo, nem a Igreja, ninguém deve se intrometer em uma decisão que é pessoal, íntima, de cada mulher. Faz quem quer, faz quem necessita, faz quem sabe o que é melhor para si. Ao governo cabe proteger a saúde da mulher dando condições para que essa decisão seja feita com total segurança, em hospitais da rede pública, e não em clinicas clandestinas, com parteiras e curiosas, que põe em risco a saúde e a vida da mulher.