13 dezembro 2008

Chuva: Lula chora ao visitar desabrigados em SC
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Blumenau (SC) e chorou ao abraçar Vergínia Pereira da Silva, 26 anos, mãe de Luana Sofia Eger, 3 anos, primeira vítima fatal das chuvas que atingiram o Estado. A menina morreu no dia 22, em um deslizamento de terra.

Lula chegou às 15h10 na Escola Básica Vida Ramos, onde há 249 desabrigados. Vergínia, após abraçar o presidente, pediu a ele uma casa, já que não tem mais onde morar.
O presidente disse que está "fazendo tudo para que as pessoas tenham as suas casas o mais rápido possível". "Não é de um dia pro outro que se constrói novas casas. Mas vou me empenhar muito nessa questão, porque eu sei o que é passar a noite em abrigos depois de enchente", ressaltou.
Lula permaneceu cerca de 30 minutos na escola. Depois, ele sobrevoou a área e disse estar impressionado com a situação na região do Morro do Baú. O presidente segue agora para o Porto de Itajaí, onde concederá uma entrevista coletiva.
Segundo o último boletim da Defesa Civil de Santa Catarina, o número de mortos devido às chuvas que atingiram o Estado é 126 e o número de desaparecidos é 27. O órgão registra 33.479 desalojados e desabrigados, sendo 6.243 desabrigados e 27.236 desalojados.