27 novembro 2008

Tarso Genro anuncia construção de sete presídios para jovens
UOL Notícias
Em Brasília (DF)
O ministro da Justiça, Tarso Genro, anunciou nesta quinta-feira (27) um projeto de penitenciárias para jovens de 18 a 24 anos. Esses locais terão espaços para salas de aula, cursos educacionais e profissionalizantes. Cada jovem ficará em celas com no máximo cinco pessoas e terá assistência de psicólogos e assistentes sociais.
A vista externa dos presídios
Fonte: Ministério da Justiça/DivulgaçãoO MJ (Ministério da Justiça) vai repassar uma verba de aproximadamente R$ 105 milhões para que os Estados construam os presídios. A verba estava prevista no Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).Sete Estados receberam o projeto de penitenciária hoje: Bahia, Alagoas, Piauí, Mato Grosso, Pará e Rio de Janeiro.Cada um dos presídios terá 421 vagas e o governo federal espera que eles estejam prontos em 2009. A escolha dos 'habitantes' das novas penitenciárias caberá ao Juiz de Execução de cada localidade.Como a administração dos presídios é papel dos Estados, Genro teme que haja superlotação. "Se o presídio se tornar superlotado, perderá a sua finalidade", disse. O ministro lembrou que não haverá como dar atendimento específico para os jovens adultos nessas condições.
Médicos do maior pronto-socorro de MGparam por 24 horas
Os profissionais reclamam reajustes salariais e melhoria nas condições de trabalho.
Leia maisAo isolar os jovens dos criminosos mais experientes e dando formação a eles, o ministério pretende abrir novas perspectivas, ao contrário do que ocorre nos presídios atuais. "É a interrupção de uma cadeia de formação de criminosos que não abala somente esses jovens, mas abala toda a sociedade."Genro também sugeriu que os próximos presídios construídos pelos Estados sigam esse modelo penitenciário, apresentado hoje pelo MJ.