21 agosto 2008

Lacerda defende integração de agências públicas
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O diretor-geral da Abin, Paulo Lacerda, defende a integração de setores de inteligência no combate a ações criminosas
Thais Bilenky
Diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda defende a integração entre agências públicas no combate a ações criminosas. Em seu depoimento à CPI dos Grampos na tarde desta quarta, 20, Lacerda se refere ao sistema adotado nos Estados Unidos depois dos atentados de 11 de setembro em Nova Iorque.
O diretor da Abin fez a defesa da integração do setor de inteligência depois de abordagens de congressistas sobre a cooperação da agência com a Polícia Federal, na Operação Satiagraha. Lacerda afirma que a cooperação não é ilegal, mas nega que a Abin tenha feito monitoramentos telefônicos.

- Nos Estados Unidos, depois do 11 de setembro, fazendo as verificações do que foi feito errado (para impedir as ações terroristas) e por que ocorreu, chegou-se à conclusão de que o problema não foi falta de informação. Vários órgãos públicos disseram que tinham (informações). A conclusão é de que não havia integração entre as agências públicas.
Lacerda prossegue:
- A partir dali (após o atentado), houve mudança rígida das autoridades americanas... Estive visitando há alguns meses agências, várias por sinal, na área da inteligência e da segurança pública do Estado e é freqüente a opinião de que precisa-se cada vez mais integrar, a ponto de que depois do 11 de setembro, os Estados Unidos criaram um Departamento de Integração Nacional, órgão que tem poder acima da CIA, FBI e outras agências. Ela congrega outras 23 agências.
Integração, esta, mal vista no Brasil, ainda de acordo com o relato do diretor-geral:
- Aqui brigamos porque a Polícia Federal não gostou que a Abin foi lá... E isso nos EUA é comum...
Lacerda, neste momento, foi interrompido por um deputado membro da CPI:
- Não estamos brigando...
- Mas em alguns momentos vemos que isso causou certo estresse.
Terra Magazine
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3118330-EI6578,00.html