Indústria bate recorde de faturamento em junho, aponta CNI
O faturamento da indústria de transformação brasileira cresceu 10,5% em junho ante igual mês do ano passado, segundo a pesquisa Indicadores Industriais de junho, divulgada nesta segunda-feira (4) pela CNI simultaneamente em Florianópolis e em Brasília.
A elevação é a maior para um mês de junho desde 2003, quando a entidade iniciou a série histórica. No primeiro semestre de 2008, comparativamente ao mesmo período do ano anterior, o faturamento industrial cresceu 8,4%.
No mesmo período, as horas trabalhadas na produção avançaram 6,6%, a remuneração paga aos trabalhadores aumentou 5,2% e o emprego, 4%. Na comparação com maio deste ano, o faturamento real subiu 2%, na série com ajustes sazonais. Na mesma comparação, as horas trabalhadas cresceram 1,5% e o emprego, 0,5%. A utilização da capacidade instalada atingiu 83,3% em junho, acima dos 82,2% registrados no mesmo mês de 2007. Esse é o maior nível de utilização da capacidade instalada desde o início da série, em janeiro de 2003.
De acordo com o gerente-executivo da Unidade de Avaliação, Pesquisa e Desenvolvimento da CNI, Renato da Fonseca, apesar do avanço registrado em junho, o indicador de utilização da capacidade instalada se mantém estável ao longo dos últimos meses. "O gráfico mostra uma alta em relação a maio, que tinha sido mais baixo, e uma estabilidade em relação aos últimos meses. A utilização da capacidade instalada tem uma linha estável no gráfico enquanto as demais variáveis, como emprego e faturamento, têm linhas ascendentes, de clara alta", afirma Fonseca. CNI