IBGE: varejo tem maior alta semestral da séria histórica
Agencia Estado
RIO - A alta de 10,6% nas vendas do varejo no primeiro semestre de 2008 representou o maior aumento semestral apurado pelo IBGE desde o início da série histórica da pesquisa, em 2001. O IBGE divulgou também uma revisão nos dados da série com ajuste sazonal, sendo que a variação das vendas do varejo em maio ante abril passou de 0,6% para 1%.
Varejo tem a maior alta da série histórica
Tomando por base o mês de junho, a alta foi de 1,3% em junho ante maio, dentro das expectativas
BRASÍLIA - As vendas no comércio varejista tiveram a maior alta semestral da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em seis meses, as vendas cresceram 10,6% ante igual período do ano passado. Em 12 meses, a alta é de 10,1%.
Tomando por base o mês de junho, a alta foi de 1,3% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal (levando-se em conta as características específicas de cada época do ano). O resultado veio em linha com o piso das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções (1,35% a 2,8%) e abaixo da mediana de 1,80%.
Na comparação com junho do ano passado, as vendas aumentaram 8,2%. O dado ficou também perto do piso e abaixo da mediana. Neste caso, as expectativas apontavam uma alta entre 8,00% a 10,80%, com mediana de 9,20%.