08 agosto 2008

ATENÇÃO
Chefe do laboratório do Into, referência nacional em ortopedia, é preso em flagrante pela PF
RIO - Foi preso na manhã desta quinta-feira o chefe do laboratório do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), Eduardo Emery. O patologista, que é presidente regional da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica no Rio de Janeiro, é acusado de usar reagentes vencidos na realização dos exames de pacientes da unidade. (Veja o vídeo do flagrante)
Emery foi detido por policiais federais da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários dentro do hospital, no Centro. Os agentes cumpriam mandado de busca e apreensão expedido pela 1ª Vara Federal, e apreenderam vários kits vencidos - alguns deles estavam sendo utilizados no momento do flagrante. O chefe do setor será indiciado por falsificação, corrupção ou adulteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, cuja pena mínima prevista é de dez anos de prisão.

Emery trabalha há cerca de 25 anos no Into e, em 2005, já havia respondido a um inquérito administrativo movido pelo então diretor do hospital, Sérgio Côrtes, que, atualmente, é secretário estadual de Saúde do Rio. Segundo um funcionário da unidade, que pediu para não ser identificado, o processo teve como objetivo esclarecer um rombo de R$ 2 milhões no laboratório
.
Fico indignada com uma noticia dessas. Além de lesar o erário, ele pôs em risco a vida dos pacientes. Reagentes vencidos dão resultados alterados dos exames. É importantíssimo que pacientes que tiveram exames realizados nesse laboratório, com os reagentes vencidos, sejam convocados para realizar novos exames, para que uma analíse correta seja feita. 10 anos de prisão é pouco para esse safado.