09 julho 2008

A imprensa nacional é irracional?
"Como esquecer a coluna de 9 de janeiro, de Eliane Catanhêde, colunista da Folha de São Paulo?: "Com sua licença, vou usar este espaço para fazer um apelo para você que mora no Brasil, não importa onde: vacine-se contra a febre amarela! Não deixe para amanhã, depois, semana que vem... Vacine-se logo!".
Passado algum tempo vê-se claramente o exagero da afirmação da colunista do jornal.
Será que é irracional o que ela escreveu? Ou será que faz parte de um jogo de pressões psíquicas sobre a classe média?
Eu voto na segunda opção.
Ao optar pela emoção e pelo negativismo os jornais conseguem duas variáveis: evitam a reflexão racional e, consequentemente, a discussão de soluções e de estudos técnicos.
O nível fica superficial.
O que o dono do jornal (e a mídia em geral) ganha com isto?
Possibilidade de realizar acordos com políticos que lhes favoreçam $$$$.
A classe média, alvo dos jornais, aceita passivamente ficar no papel de manipulada. Portanto para eles é um jogo de poucos riscos e muito lucro.
Para o Brasil é ruim. Qual foi o preço "pago" à bancada ruralista para que eles ajudassem a afundar o projeto que proibia propaganda de bebidas alcóolicas?
Permitir a propaganda de bebidas é ruim para a saúde pública. Boa parte do imposto que você paga vai para custos relacionados ao alcoolismo (de longe o maior motivo de custos na saúde e na previdência social- licensas e pensões).
Permitir propaganda de bebida alcóolica é ótimo para a mídia, pois é dinheiro, muito dinheiro no bolso.
E os ruralistas, porque apoiaram a mídia nesta questão? Você acha que foi de graça?Entre os ruralistas estão pessoas corretas e grileiros de terra. Pessoas corretas que combatem toda e qualquer lei ecológica aplicada no campo. Grileiros que são simplesmente bandidos.
O que eles ganharam em troca?
PROTEÇÃO E APOIO PARA SUAS DEMANDAS.
Um apoia o outro e o Brasil continua na mesma.
Esta é a razão racional pelo qual os DONOS DE jornais, rádios e tvs conservadores fazem a opção pelo xilique constante.
Para nós, cidadãos, é ruim, é irracional.
Para eles é um bom negócio.
Vamos nos lembrar: na fase do xilique dos cartões corporativos e das conta de tipo B o blog do Chicão lhes alertava: depois de muito xingamento, de muita fofoca, de muita auto-destruição, TUDO VAI VOLTAR AO QUE ERA ANTES. As contas vão continuar escondidas, os governos estaduais e municipais não vão mostrar suas contas...
Eu avisei: não vamos na onda dos jornais conservadores, pois TUDO VAI CONTINUAR NA MESMA. Precisamos de propostas. Não vamos entrar no jogo de nomes (fulano fez isto, ciclano fez aquilo). VAMOS NOS FOCAR EM PROPOSTAS RACIONAIS PARA MUDAR A SITUAÇÃO.
O xilique mudou de localização e tudo continua na mesma: as contas estão TODAS BLINDADAS, BEM ESCONDIDAS E BEM BAGUNÇADAS. Tudo igual ao que era antes.
O jogo político e econômico dos DONOS de jornais, rádios e tvs é diferente dos interesses dos cidadãos.
Quem fica a reboque deles é BURRO (desculpe a sinceridade).
Por seguirem a mídia, sem buscarem propostas racionais e por se envolverem em jogos emocionais é que TUDO FICA NA MESMA.
Ninguém é inocente. Os donos das mídias conservadoras querem ganhar dinheiro e a classe média quer alguém ou algo para se INDIGNAR E TER RAIVA.
Esté é o jogo.
As contas públicas continuam escondidas... e a classe média continua reclamando.
As leis ambientais estão sendo detonadas e seus destruidores são apresentados como pessoas dígnas, corretas, etc.
Bom, no caso de alguns jornais, até grileiro de terra é apresentado como "proprietário" e como vítima de um governo incompetente.
Prestem atenção! E não entrem nos jogos emocionais sucessivos da imprensa conservadora.
(obs: o primeiro parágrafo deste texto reproduz parte do texto do Gilson Caroni, da agência Carta Maior)
BLOG DO CHICÃO
http://chicaodoispassos.blogspot.com/