06 julho 2008

CACCIOLA ESTÁ CHEGANDO, TREMEI FHC/PSDB

Cacciola: governo quer recuperar R$ 1,5 bi do BC
Mais que obrigar o ex-banqueiro Salvatore Cacciola a cumprir numa prisão brasileira os 13 anos e meio de condenação por ter orquestrado um dos maiores golpes contra o mercado financeiro, o governo tem outro objetivo: recuperar os R$ 1,5 bilhão desviados do Banco Central com o socorro criminoso aos bancos Marka e Fonte-Cindan, em 1998.
» Cacciola deve chegar ao País em 15 dias»

Informações que chegaram ao Ministério da Justiça apontam que boa parte da fortuna circula na Itália em dinheiro vivo, depositado em instituições financeiras ou convertida em vários tipos de investimentos em nome de Cacciola e de seus familiares.
Como o Brasil não tem acordo de extradição com a Itália, o ex-banqueiro se sentiu à vontade para transferir seus ativos sem necessitar dos expedientes tradicionais de lavagem de dinheiro. Há suspeitas, no entanto, que Cacciola tenha se utilizado também das facilidades de paraísos fiscais para camuflar parte do dinheiro. O Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), órgão vinculado à Secretaria Nacional de Justiça, intensificou as ações para bloquear o dinheiro.
"Vamos repatriar os recursos públicos desviados, mas essas ações devem correr em sigilo e dependem ainda de decisões judiciais", disse o secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior.