29 maio 2008

Movimentos a favor de pesquisas com embriões já comemoram vitória no STF
Folha Online, em Brasília
Representantes de movimentos a favor de pesquisas com células-tronco embrionárias já comemoram a vitória que deverá ser obtida nesta quinta-feira (29) no STF (Supremo Tribunal Federal).
Sete dos 11 ministros do Supremo já consideraram constitucional o artigo da lei de Biossegurança que permite esse tipo de pesquisa. Falta apenas um voto para o fim do julgamento e, se não houver mudanças nas opiniões dos ministros, já existem votos favoráveis suficientes à realização desses estudos no país.
"Os ministros do Supremo é que tornaram possível essa vitória. Agora, estamos no mesmo barco do resto do mundo", disse Mayana Zatz, geneticista e pesquisadora da USP.
Ela disse que o próximo passo será submeter os projetos de pesquisas já existentes nessa área às comissões de ética e agências de financiamento. Afirmou também estar otimista em relação aos resultados que serão obtidos no futuro.
"Espero que, dentro de alguns anos, quando nós tivermos resultados, aqueles que votaram contra digam, 'eles tinham razão'", afirmou.
Vitória da humanidade, dos brasileiros, vitória de centenas de milhares de pessoas que podem ter esperança de vida. Deus iluminou a mente dos ministros do STF.