22 janeiro 2008


Lula dá posse a Lobão e critica pessimistas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse nesta segunda-feira (21) ao novo ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, e chamou de “pessimistas” aqueles que insistem em afirmar que o país corre risco de falta de energia elétrica no curto prazo.
“Se o mundo acabar vai ter apagão; se não chover nunca mais, vai ter apagão”, ironizou o presidente. “Lobão vai ter a oportunidade de fazer uma comparação entre alguns pessimistas que vendem a idéia de faltará energia como em 2001”, concluiu.
Lula lembrou que o setor vive “um momento auspicioso” e que a situação poderia estar melhor se governos anteriores ao seu tivessem “feito a lição de casa”.
O presidente afirmou estar convencido dos atributos políticos de Lobão para exercer o cargo de ministro e disse que o senador irá desmontar uma série de preconceitos.
“Eu não poderia ser presidente porque era metalúrgico. Você não pode ser ministro porque não é técnico. Tenho clareza que, com sua experiência política, você saberá montar um ministério que possa ser motivo de orgulho para o nosso país”.
O senador Edison Lobão (MA) foi indicado ao cargo pelo PMDB, partido que integra a base aliada do governo, e substitui Nelson Hubner, que exercia interinamente a função de ministro desde a saída de Silas Rondeau, no ano passado.Maranhense, Edison Lobão se formou em direito e jornalismo. Exerceu mandato de deputado federal de 1979 a 1987 e governou o estado do Maranhão de 1991 a 1994. Atualmente exercia o terceiro mandato como senador. Foi 1º vice-presidente do Senado em 2001 e presidente interino de julho a setembro do mesmo ano. Na casa também presidiu comissões como a de Constituição, Justiça e Cidadania e a de Fiscalização e Controle.
Ouça o discurso do presidente.