10 janeiro 2008

CHOQUE DE GESTÃO DE SERRA
SP põe 119 presas em cadeia onde cabem 12
Prisão fica em Monte Mor, na região de Campinas, e é de responsabilidade da gestão Serra; há quatro grávidas no local
Detentas dormem em duas celas de 25 metros quadrados, que ficam abertas, e em um pátio descoberto; há 2 chuveiros
Com capacidade para 12 pessoas, a Cadeia Pública Feminina de Monte Mor (SP), na região de Campinas, abriga hoje 119 mulheres -entre as quais quatro grávidas. A cadeia é de responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública, órgão da gestão José Serra (PSDB).Há apenas duas celas na cadeia, de 25 metros quadrados cada. Em razão da superlotação, quase dez vezes superior à capacidade, as portas das celas ficam sempre abertas, e as presas ocupam também um pátio de 50 metros quadrados, sem teto, onde a maioria dorme.Um bebê recém-nascido passou os dois primeiros dias de vida na cadeia nesta semana e foi transferido ontem às 11h15 com a mãe para uma penitenciária do Estado, segundo informação da direção da prisão. No local, só há dois chuveiros, um tanque, um fogão e uma geladeira.Regras da ONU (Organização das Nações Unidas) determinam um mínimo de seis metros quadrados para cada preso. Em Monte Mor, há 0,84 metro quadrado para cada presa, considerando as celas e o pátio."Que Deus me perdoe, mas preferia minha filha morta. Era melhor ela descansar do que viver dentro deste inferno ", disse ontem Leonor (nome fictício), mãe de uma das presas.Por meio dos familiares, a reportagem obteve um relato de duas páginas por escrito das presas sobre a situação de lá.A Folha não foi autorizada a entrar no local pela Secretaria de Segurança Pública nem pela direção da cadeia.
GOVERNADOR?
Serra foi procurado para tratar do caso, mas sua assessoria disse que ele não poderia falar por estar nos EUA. Indicou o vice Alberto Goldman, que não se pronunciou, e a Secretaria da Segurança Pública.GovernadorA Folha tentou ouvir o governador José Serra (PSDB) sobre a situação da cadeia de Monte Mor, mas a sua assessoria de imprensa informou que ele não poderia comentar o assunto por estar em viagem aos EUA. A reportagem procurou então o governador em exercício, secretário de Desenvolvimento do Estado, Alberto Goldman, mas ele estava em uma reunião e depois não foi localizado.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1001200821.htm
Serra nunca está no Brasil para responder por sua má gestão. Ele adora os EUA, o que será que ele está fazendo lá? Atenção jornal americano Miami Herald, que disse ontem que a segurança em SP é exemplo para o mundo, é revolucionária. Venham conhecer de perto as mazeles da segurança em SP. Aproveitem que Serra está em visita nos EUA e tentem entrevista-lo. Perguntem como ele consegue para fazer caber 119 aonde só cabem 12 detentas, incluindo grávidas e portadoras de tuberculose.