17 janeiro 2008


Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido, indicado ao Nobel da Paz
O dramaturgo e diretor teatral brasileiro Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido está indicado ao Prêmio Nobel da Paz. O Teatro do Oprimido é considerado como um movimento de arte ligado literalmente à ação social que é praticado em mais de 70 países em todos os continentes, o que pode ser constatado no site internacional
http://www.theatreoftheoppressed.org.
Os apoiadores da candidatura de Boal ao Nobel da Paz estão se mobilizando no Brasil para garantir um gigantesco apoio ao seu nome, mesmo sabendo das dificuldades de se ganhar o prêmio.
“Todos nós sabemos que será muito difícil ganhar, mas o simples fato de ser pré-indicado muito nos honra a todos, pois esse prêmio contempla o próprio método do teatro do oprimido, que é a obra maior de Boal. Independentemente do resultado do Nobel, o Brasil poderia oferecer à Boal um gigantesco e urgentíssimo movimento de apoio à sua indicação, uma homenagem a este filho que foi capaz, como poucos, de transitar da teoria à prática com coragem e sapiência. Mais um gênio brasileiro de caráter irretocável e de coração grande”, diz o manifesto de apoio.
Os organizadores do movimento informam que, para que esta indicação se torne realidade e Augusto Boal possa ser laureado com o Nobel da Paz 2008, é fundamental que este apoio se dê de forma prática, ou seja, até o próximo dia 31 de janeiro, deverá ser enviada uma carta pelo correio para o comitê norueguês, onde deverá constar brevemente o motivo desta indicação e a explicação sobre quem está indicando, informando sobre sua entidade e/ou cargo que ocupa.
As indicações podem ser feitas especialmente por professores universitários, entidades de direitos humanos e cultura, membros dos poderes legislativo, executivo e judiciário, entre outros.
End'ereço para onde deve ser enviada a cartapelo correio postal (não eletrônico):The Norwegian Nobel Committee Henrik Ibsens gate 51 NO-0255 OSLO Norway tel. - +47 22 129300 fax - + 4722 12 93 10
Mais informações:
geobritto@ctorio.org.br