03 outubro 2007



Número de servidores é maior que em 2003, mas menor que em 1995, constata Dieese
“O número de servidores públicos federais vem aumentando desde 2003, primeiro ano do atual governo. O total de funcionários civis ativos saiu de 530.662 em 2002 para 573.341 em 2006, segundo informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base nos dados do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
A proposta orçamentária encaminhada pelo Executivo ao Congresso Nacional prevê, para o próximo ano, a contratação de até 56,3 mil novos funcionários.
O governo argumenta que faz o caminho inverso ao seguido a partir de 1995. Naquele ano, segundo o estudo, os servidores da ativa somavam 630.763, e, ano a ano, o número foi sendo reduzindo. Os serviços, por outro lado, passaram a ser prestados por empresas ou cooperativas terceirizadas.
"Antigamente o Estado usava servidores terceirizados. Havia uma ocultação de servidores, a verdade era essa. Hoje, uma parte dos novos servidores está substituindo os terceirizados. Isso é bom, porque são servidores de melhor qualidade, mais eficientes, adequados ao cargo", diz o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele, com isso, o governo procura exercer suas funções com mais eficiência, porque contrata, por exemplo, mais policiais federais, mais médicos e também pessoas para cumprir tarefas mais burocráticas, como abertura de firma para empresas.”
Edla Lula e Daniel Lima, Agência Brasil