21 agosto 2007


GENRO EXCLUSIVO: DECISÃO DO
SUPREMO NÃO ALCANÇA LULA
Paulo Henrique Amorim
O Ministro da Justiça, Tarso Genro, disse em entrevista a Paulo Henrique Amorim nesta terça-feira, dia 21, que qualquer decisão do Supremo nesta quarta-feira sobre o chamado “mensalão” não alcançará o Presidente Lula (aguarde o áudio).
Segundo Genro, "seja qual for, a decisão do STF não tem nenhuma relação com o Governo em si mesmo e com o Presidente da República".
Durante a entrevista, Paulo Henrique Amorim perguntou ao Ministro Tarso Genro:
"Amanhã começa a ser votada a questão de o Supremo Tribunal Federal aceitar ou não a denúncia do Ministério Público Federal a respeito do assim chamado 'mensalão'. Digamos que... é uma hipótese, estamos fazendo evidentemente uma conjectura. Digamos que o Supremo Tribunal Federal acolha a denúncia e passe a julgar aqueles acusados de fazer parte do 'mensalão', como o Governo Federal, do Presidente Lula receberá essa notícia? Qual o impacto que isso pode ter sobre as atividades políticas do Governo?"
O Ministro Tarso Genro respondeu:
"O processo penal moderno no Estado de Direito, não diz respeito a grupos determinados. Isso aí ocorria no direito medieval, quando se expurgava os que pertenciam a uma determinada facção religiosa ou política ou a alguma comunidade determinada. O Direito Penal moderno, ele focaliza a responsabilidade no indivíduo ou num grupo associado. Portanto, qualquer que seja o resultado amanhã, depois de amanhã ou na semana que vem no Supremo, isso nada tem a ver com o Governo. Tanto é verdade que o próprio procurador-geral da República, quando fez a denúncia, manifestou publicamente que não tinha nada em relação ao Presidente da República. Portanto, é um processo que está ocorrendo dentro do Estado de Direito e nós não podemos, não devemos nos manifestar sobre seu resultado de maneira antecipada e nem fazer uma avaliação do juízo que o Supremo terá. É uma questão de harmonia e de respeito entre os poderes. Agora, seja qual for a decisão, não tem nenhuma relação com o Governo em si mesmo e com o Presidente eleito, o Presidente da República".
GENRO EXCLUSIVO: GOVERNO VAI CONSTRUIR 80 PRESÍDIOS


O Ministro da Justiça Tarso Genro disse em entrevista a Paulo Henrique Amorim nesta terça-feira, dia 21, que o Governo Federal vai construir entre 80 e 100 presídios no Brasil (aguarde o áudio).
“Eu posso lhe dizer que o Governo vai construir entre 80 e 100 presídios. Mas com limite mínimo de 34 mil vagas para adultos jovens apenados visando separa-los de criminosos mais treinados, mais experientes e com mais influência nos presídios tradicionais”, disse o Ministro Tarso Genro.
Segundo Genro, esses presídios vão ser construídos com recursos do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). O número de presídios construídos vai depender da quantidade de vagas disponíveis em cada um deles.
O Ministro Tarso Genro disse também que o Pronasci também prevê investimentos na FNS (Força Nacional de Segurança). Segundo ele, o Presidente Lula assinou um decreto que já foi publicado no Diário Oficial da União e determina que o Ministério da Justiça crie condições para que a FNS tenha sempre 500 homens em condições de operar.
http://conversa-afiada.ig.com.br/