06 novembro 2006


06/11/2006 - 13:52 Direto da Nicarágua: Sandinistas já comemoram vitória de Ortega
Em comunicado enviado diretamente da Nicarágua, a secretária nacional de Formação do PT, Marlene da Rocha, informa que os sandinistas já comemoram a vitória de Daniel Ortega nas eleições presidenciais daquele país, realizadas no domingo (5).

Além de Marlene, outros dois petistas acompanham as eleições nicaragüenses no país: Marinete Merrs (integrante da Executiva Nacional do partido) e o deputado federal Carlito Merrs (SC).

Segundo o comunicado da dirigente, a apuração oficial de 14,65% dos votos mostra Ortega com 40,4% da preferência do eleitorado. Já uma apuração paralela, feita pelo Centro de Ética e Transparência, indica que Ortega venceu com 38,49%, contra 29,52% do segundo colocado.

Nos dois casos, pela lei eleitoral da Nicarágua, Ortega retoma a presidência do país sem a necessidade de segundo turno.

Leia abaixo a íntegra do comunicado:

"Apesar do Conselho Eleitoral ainda não haver terminado a apuração das eleições, os sandinistas já comemoram os resultados parciais, durante toda a noite, porque consideram irreversível a vitória de Daniel Ortega.

O grito contido durante 16 anos de governos neoliberais era muito grande. Jovens, mulheres, crianças e velhos combatentes passaram boa parte da noite em carreatas e bandeiraços por todo o país.

Com 14,65% dos votos apurados, estão assim os resultados:

Daniel Ortega - FSLN - 40,04%
Eduardo Montealegre - ALN - 33,29%
Jose Rizo - PLC - 19,51%
Edmundo Jarquin - MRS - 6,89%
Pastora - AC - 0,27%

Segundo a lei eleitoral do país, um candidato é eleito com 40% dos votos, ou 35%, desde que a diferença dele para o segundo lugar seja de 5 pontos percentuais. Nesse caso, todas as previsões apontam para a eleição de Daniel Ortega já no primeiro turno.

Segundo informações de todos os lados, nunca se fez uma eleição com tantos observadores internacionais. Está aqui o Centro Carter, com a presença de Alfonsin, Carter, Alejandro Toledo e até o Cesar Maia. Esses observadores declararam que o processo foi legítimo, e tranqüilo, mas a embaixada americana no país soltou uma nota ontem a noite declarando que houve fraude e que possivelmente o governo dos EUA não reconheceria os resultados. Essa nota foi contestada pelo Supremo Conselho Eleitoral da Nicarágua.

Daniel Ortega e os demais candidatos ainda não se pronunciaram. Estão aguardando informações e declarações do Conselho Eleitoral, que deu apenas duas parciais até agora.

Há um processo de apuração paralela coordenado pelo Centro de Ética e Transparência. Esse processo já encerrou os trabalhos e passou um informe hoje pela manha, que aponta a vitória de Daniel Ortega com 38,49%. O segundo colocado é Eduardo Montealegre – ALN, com 29,52%. Também segundo eles, a margem de erro dessa apuração é de 1,75%.

Saudações sandinistas
Marlene da Rocha"