23 outubro 2006


22/10/2006 - 21:24 Em SP, Lula afirma que governa para realizar os sonhos da maioria da população
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (22), em São Paulo, que seu governo trabalha para realizar o sonho da maioria da população brasileira, que é ter educação, trabalho, saúde e habitação.
E essa seria a principal diferença entre seu projeto de governo e o de seus adversários. “Pobre só tem importância para eles, quando tem eleição. Vale mais até do que banqueiro, mas depois das eleições, eles não chamam o pobre nem para tomar cafezinho”.
As declarações foram feitas ao final de uma caminhada que reuniu cerca de 10 mil pessoas na avenida dos Metalúrgicos, na Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo e uma das regiões mais carentes da Capital.
Lula assegurou que governa para os pobres, sim, e que no seu primeiro mandato, beneficiou quem era mais discriminado. “Negros, estudantes, índios. Podem perguntar para qualquer um deles, se este governo não foi o que os tratou com mais dignidade e respeito. Meu governo também foi o que melhor tratou prefeitos e governadores”, acrescentou.
Lula disse que o segundo turno está permitindo que população escolha com mais clareza entre dois projetos. “Foi Deus quem garantiu o segundo turno. No começo fiquei chateado, mas agora podemos mostrar quem é quem, comparar os dois projetos. Um da elite, outro que dá atenção aos pobres”, afirmou.
Lula voltou a lembrar que seus adversários sempre foram conhecidos pelas privatizações que fizeram. “A história deles é privatizar. Não sou eu que estou dizendo, é a história. Na verdade, não privatizaram mais porque não puderam. Mas eu não tenho duas caras. Nós não vamos privatizar nenhuma empresa pública neste país. Afinal, para que serve o governo, a não ser para administrar”?
Para Lula, o medo de seus adversários é que ele possa fazer um segundo mandato ainda melhor que o primeiro. “Eles ficam imaginando: se o Lula fez tudo isso em quatro anos, quando o mandato foi mais difícil, imagina num segundo mandato, depois de aprender tudo que aprendeu, para fazer o Brasil crescer mais, gerar mais empregos, educação, colocar comida na boca do povo”.
Além de lideranças políticas, a caminhada reuniu os cantores Netinho e Frank Aguiar, que foi eleito deputado federal pelo PTB de São Paulo. Netinho, em discurso emocionado, lembrou que a trajetória de Lula é a mesma de muitos brasileiros pobres.
“Temos que apoiar o homem que passou pelo que nós passamos. Esta eleição será entre duas classes e Lula, como nós, um dia abriu o armário e não tinha o que comer. Só quem já passou por isso sabe que isso significa. Não podemos perder a oportunidade de aprofundar o que já começou. Está na hora de o pobre usufruir daquilo que ele constrói”, afirmou Netinho.
Já Frank Aguiar ressaltou que tem vários motivos para votar em Lula. “Entre eles, o Luz para Todos, o Brasil Sorridente e o ProUni”, disse o cantor, referindo-se aos programas que o presidente Lula lançou durante seu governo.
Para o prefeito de Recife, João Paulo, é exatamente pelos programas sociais criados por Lula que “é necessário dar continuidade à sua administração”.
O ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz afirmou que o povo está dando um exemplo de resistência, enquanto o senador Aloizio Mercadante acrescentou: “No segundo turno vamos consagrar o governo Lula, porque hoje o povo está indo ao supermercado, está com carteira de trabalho assinada, tem saúde pública”.
Ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy ressaltou que Lula deu jeito na economia, na educação, reduziu o custo de vida e melhorou o salário mínimo. “Tem quer ser reeleito por tudo isso. Alckmin, quando teve a caneta no governo de São Paulo não fez nada pelo povo pobre”, disse Marta.
Já o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB), afirmou que a campanha de Lula é pelo Brasil, é pelo povo. “Ao contrário dos adversários, governamos para a maioria, enquanto eles governaram para minoria, que é a elite”, disse Rebelo, completando:
”Eles acusam a gente de falar mal de São Paulo, mas o que queremos é a grandeza de São Paulo liderando o Brasil, e não de costas para o País, como eles querem.”
Com informações do site www.lula.org.br