31/07/2006 - 20:17 Fontana: PSDB e PFL têm de explicar corrupção da máfia das ambulâncias
O líder do PT na Câmara, deputado Henrique Fontana (RS), afirmou nesta segunda-feira (31) que o PSDB e o PFL têm que explicar a corrupção da máfia das ambulâncias iniciada no governo FHC e desbaratada durante o governo Lula.
“Essa máfia nasceu e cresceu durante o governo do PSDB e do PFL. Então, quem tem que explicá-la é o candidato Alckmin e o ex-ministro da Saúde no governo FHC, José Serra”, disse o líder petista.
Henrique Fontana voltou a criticar as declarações feitas pelo candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, de que o governo Lula seria a “matriz” da máfia das ambulâncias.
“O Alckmin, de maneira oportunista, tenta transferir a responsabilidade para o presidente Lula, mas foi durante o governo do PSDB e do PFL que a máfia foi criada, operou livremente e até criou sustentáculos”, disse.
O líder do PT ressaltou ainda que foi por determinação do governo Lula, por meio da Controladoria Geral da União (CGU) e da Polícia Federal, que a máfia das ambulâncias foi descoberta.
Fontana lembrou que, também por determinação do governo Lula, a Polícia Federal descobriu outra quadrilha que atuava durante o governo FHC, a dos derivados de sangue.
O líder petista cobrou explicações do ex-ministro da Saúde no governo passado, José Serra. “A Operação Vampiro, da Polícia Federal desbaratou uma quadrilha que vendeu hemoderivados superfaturados durante oito anos no governo FHC. E até hoje o Serra não explicou nada”, lembrou.
O líder do PT defendeu o esclarecimento e a punição dos envolvidos na máfia das ambulâncias. “Temos que procurar o esclarecimento o mais rápido possível e punir aqueles que têm efetiva responsabilidade e contra os quais existam provas”, finalizou Fontana.
Agência Informes (www.informes.org.br